ELEIÇÕES: Entenda papel da Policia Federal nas investigações de crimes eleitorais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal vai atuar em todos os estados brasileiros durante as eleições para combater crimes eleitorais. Durante o período, esse tipo de crime vira prioridade para a PF, que exerce a função de polícia judiciária em matéria eleitoral. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica como as investigações são conduzidas pela PF.
 
 SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“Nas cidades que não são sede da Polícia Federal, onde não tem uma delegacia da Polícia Federal, a Polícia Civil atua de forma subsidiaria. A Polícia Civil pode investigar se não houver, então, uma delegacia da Polícia Federal. Então como é que nós trabalhamos? Nós trabalhamos dentro dos inquéritos. Ou nós tomamos conhecimento de uma infração criminal eleitoral, ou alguém nos leva uma notícia de crime e a partir da notícia de crime, é instaurado o inquérito criminal eleitoral e a Polícia Federal passa a investigar o caso”.
 
REPÓRTER: É papel da Polícia Federal prender quem for encontrado em flagrante delito pela prática de crime eleitoral. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia ao Ministério Público eleitoral de sua cidade ou região. A denuncia vai ser protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral e, casos existam indícios de crime, encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral.

 

 Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.