Data de publicação: 01 de Junho de 2017, 21:44h
Um dos pontos que torna o projeto mais eficiente é que, no município não precisa ter rede de internet para a plataforma ser usada.
LOC.: No Brasil, cerca de duas milhões e 800 mil crianças e adolescentes, que têm entre 4 e 17 anos de idade, não estão matriculadas em escolas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
Mas, para tentar amenizar esse problema, uma plataforma eletrônica, chamada Busca Ativa Escolar, lançada nesta quarta-feira (31), pretende ajudar os municípios a identificar esses jovens e realocá-los no ambiente escolar.
Ítalo Dutra, chefe da Área de Educação do UNICEF, uma das instituições idealizadoras da plataforma, explica como funciona o projeto.
TEC./SONORA: Ítalo Dutra, chefe da Área de Educação do UNICEF no Brasil
“Funciona a partir da adesão do prefeito, que monta um time na gestão municipal para sair a campo e tentar identificar essas crianças que estão fora da escola. E a partir dessa identificação, produzir alertas que vão para esse sistema e vai ajudar a gerenciar o caso. Tanto para rematricular essa crianças, como para entender quais foram as causas que levaram essas crianças a saírem da escola.”
LOC.: O próximo passo é enviar as informações coletadas para outra equipe responsável por registrar os dados e iniciar o processo de matrícula da criança ou jovem, na escola.
Ainda de acordo com Ítalo, um dos pontos que torna o projeto mais eficiente é que, no município não precisa ter rede de internet para a plataforma ser usada.
TEC./SONORA: Ítalo Dutra, chefe da Área de Educação do UNICEF no Brasil
“Pode ser feita tanto por SMS, por um celular que não seja smartphone e principalmente em lugares que não têm internet no celular, como também em um aplicativo de celular. Então nele, os agentes de campo podem ir nos lugares, produzir os alertas e depois, na visita às famílias, produzir um relatório.”
LOC.: Além do Unicef, a Busca Ativa Escolar também foi de iniciativa do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social , do Instituto TIM e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Para fazer adesão à plataforma, as prefeituras devem acessar: www.buscaativaescolar.org.br e aderir ao projeto.
Reportagem, Marquezan Araújo
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev