EDUCAÇÃO: Base curricular do Ensino Médio deve ser apresentada no segundo semestre

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O conteúdo da Base Nacional Comum curricular para o Ensino Médio deve ser apresentado no próximo semestre pelo ministério da Educação. No início deste mês, MEC divulgou a terceira e última versão da Base para o ensino infantil e fundamental.

De acordo com a base, as crianças, em todo o país, deverão ter acesso desde cedo a conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Até o 2º ano do Ensino Fundamental, geralmente aos sete anos, os alunos já deverão ser capazes de ler e escrever. Além disso, os estudantes vão aprender conteúdos de estatística e probabilidade.

A base para o ensino infantil e fundamental é organizada em áreas de conhecimento e competências. No documento são exigidas 10 competências dos estudantes, todas elas voltadas para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, como princípios éticos, empatia e participação política.

O atraso na entrega da Base Nacional Comum Curricular do segundo grau se deu por conta da reforma do Ensino Médio. Na avaliação da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, a principal mudança no currículo para o Ensino Médio, deve ser a redução do número de disciplinas, como explica o diretor executivo da entidade, João Luiz Cesarino.

TEC./SONORA:
João Luiz Cesarino, diretor executivo da Confenen
“Antes da reformulação do Ensino Médio, nós tínhamos 13 disciplinas. Então, o aluno tinha contato com muitas matérias e não conseguia se aprofundar em nenhuma, essa que é a verdade. Então, ele sabia um pouco de cada coisa.”

LOC:
A Base Nacional Curricular Comum é o documento que vai definir quais são os conteúdos mínimos que devem ser ensinados aos alunos da educação básica brasileira.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.