REPÓRTER: No Brasil, apenas nove em cada 10 brasileiros conseguem aprender matemática de maneira satisfatória. A informação foi divulgada esta semana no estudo “De Olho nas Metas” da ONG Todos Pela Educação. O levantamento é feito de dois em dois anos através do Aprova Brasil, que é uma avaliação nacional que examina os estudantes brasileiros. O professor de matemática, Gustavo Candeia, dá aula em cursinhos preparatórios para o vestibular. Ele diz grande parte dos alunos chegam com muitas dúvidas na matéria e explica que as escolas têm ensinado os alunos a decorarem fórmulas e não entendem realmente.
SONORA: Gustavo Candeia, professor de matemática em cursinho pré-vestibular
“As escolas, os colégios e os alunos têm um método muito antigo e tradicional de repetição de modelos. O professor aplica uma fórmula que tem no livro e os alunos ficam repetindo aquela fórmula, mas não entendem o porquê que estão usando ou de onde aquela fórmula surgiu, uma discussão mais séria e mais geral sobre a matemática. O grande papel da matemática no ensino médio é trabalhar o raciocínio abstrato, a capacidade de argumentação lógica e dedutiva.”
REPÓRTER: A coordenadora geral do Todos Pela Educação, Alejandra Velasco, explica que os alunos precisam inserir o conteúdo aprendido na escola no seu dia-a-dia para começarem a compreender melhor a matemática.
REPÓRTER: Alejandra Velasco, coordenadora geral do Todos Pela Educação
“O ensino da matemática tem que ter sempre a referência no cotidiano do aluno para a aprendizagem ser mais efetiva. Então é importante que o que o aluno aprenda na escola seja significativo para ele. Que ele entenda de que forma essa aprendizagem contribui no seu cotidiano, de que forma ele pode utilizar, de que forma isso é relevante para a vida dele.”
REPÓRTER: O Brasil ainda não alcançou nenhuma das metas estipuladas pelo movimento Todos Pela Educação, que são: toda criança e jovem de quatro a 17 anos estar na escola, toda criança plenamente alfabetizada até os oito ano, todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano, investimento em educação ampliado e bem conduzido e todo jovem de 19 anos com o Ensino Médio concluído. Hoje, apenas 54 por cento dos estudantes conseguem concluir o ensino médio na idade adequada, que é até os 19 anos.
Reportagem, Sara Rodrigues