ECONOMIA: Taxa de juros do cartão de crédito chega a 447,5%ao ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito, em fevereiro, subiu oito pontos percentuais e atingiu a marca de 447,5 por cento ao ano.
O número é o maior registrado pelo Banco Central, desde que a instituição passou a divulgar os dados, em 2011. O rotativo do cartão de crédito é a linha pré-aprovada para o cliente que também inclui saques feitos na função crédito. O ex-presidente do Conselho Federal de Economia, o Cofecon, Waldir Pereira Gomes, explica que a taxa de juros cobrada nos cartões de crédito pelas instituições financeiras é alta porque os bancos consideram que o cartão de crédito tem alto risco de inadimplência.
 
SONORA: Waldir Pereira Gomes, ex-presidente do Cofecon.
 
“Os bancos alegam, as instituições financeiras, que o risco no cartão de crédito ele é muito maior do que nas outras modalidades de crédito, do crédito pessoal... Por isso que essas taxas são tão elevadas”
 
REPÓRTER: Em Fevereiro, a soma das concessões do rotativo de cartão de crédito chegou a 27 bilhões  e 864 milhões de Reais, uma alta de pouco mais de dois por cento, em comparação ao mês de janeiro. O brasiliense Pablo Arruda, de 24 anos, já passou dificuldades para pagar a fatura do cartão. Ele alerta para o perigo de acabar endividado após usar linha de crédito.
SONORA“Eu já tive problemas em relação a dividas, sim. Acabar pagando um preço alto na fatura. O maior cuidado que eu acho que tem de tomar é na hora de pagar a fatura. Eu acho que mesmo se a fatura for alta, eu acho que a pessoa tem de fazer o possível de pagar a totalidade dela, como te falei, o pior é isso, a questão do juros do cartão.”
                    
REPÓRTER: Segundo o Banco Central, a inadimplência, ou seja, a quantidade de pessoas que deixaram de pagar o cartão, ficou em pouco mais de 35 e meio por cento. Em janeiro, o índice estava em pouco mais de 39. O economista Waldir Pereira Gomes fala sobre o perigo de acumular as faturas do cartão e acabar endividado.
 
SONORA: Waldir Pereira Gomes, ex-presidente do Cofecon.
 
“O governo ele toma recursos emprestados no mercado e ele paga hoje a taxa que é 14,25 que é a taxa Selic que nós chamamos, é a taxa básica de juros.Quem toma esses recursos no rotativo, no uso rotativo do cartão de crédito imaginar que ele vai pagar por ano 447, 5 são números bastante equidistantes. Se ele não quitar, em um empréstimo de mil reais ele vai pagar muito mais de 5.500 reais no ano.”
 
REPÓRTER: Não foi apenas o cartão de crédito que teve um aumento expressivo nos juros. A taxa do cheque especial subiu um vírgula seis por cento a relação a janeiro. Os juros atingiram quase 294 por cento ao ano.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.