ECONOMIA: Setor agrícola pode reduzir números de desempregados no Brasil, avalia especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Após a criação de 35.900 vagas de emprego formal no mês de julho, o número de brasileiros empregados tende a aumentar, ainda que forma lenta. Essa é a avaliação que faz o financista Marcos Melo sobre os números divulgados nesta quarta-feira (9) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. O especialista alerta que a oscilação da economia ainda pode afetar a população, mas interpreta os dados como um bom sinal para o trabalhador. Segundo Melo, o setor agrícola é um dos principais motores da economia e contribui para a geração de novos empregos.

“O Brasil é muito competitivo na área agrícola, nós temos um aumento gradual da produtividade, o que significa que pela mesma área plantada se consegue ter uma produção maior. E isso impulsiona uma série de aspectos importantes na economia, como por exemplo, a própria tecnologia, a demanda por materiais, máquinas que sejam mais sofisticadas e também emprego”.

Os resultados do mês de julho mostram que mais da metade dos estados tiveram saldo positivo no primeiro semestre deste ano. De janeiro a julho, de acordo com o Caged, 103.258 empregos foram criados. Uma dessas vagas foi preenchida pelo instrutor de curso Henrique Kotnick, de 28 anos, que passou a trabalhar com carteira assinada a partir de janeiro. Ele dá aulas para jovens do ensino médio em uma escola particular de Brasília, uma vez por semana. Kotnick, que já trabalhou como garçom e DJ, conta que só depois de se capacitar, ganhou mais espaço no mercado de trabalho.

“A verdade é que a crise do desemprego atinge mais quem não está preparado, não tem uma opção maior. Eu tenho mais de 10 ou 15 cursos que eu fiz online, são todos gratuitos e que me deram o conhecimento. Por que na verdade o que os empregadores buscam é mais conhecimento do que currículo”.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou o índice de emprego divulgado pelo Caged através das redes sociais. No Twitter, o ministro escreveu nesta quarta-feira (9) que os resultados confirmam que o “Brasil está no caminho certo” e que “as medidas corretas trazem resultados concretos”.

Reportagem, Tácido Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.