ECONOMIA: Proposta de recuperação fiscal deve ser reenviada ao Congresso Nacional

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta segunda-feira, após reunião com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que a proposta de recuperação fiscal para os estados deverá ser reenviada ao Congresso Nacional. A medida trata da renegociação das dívidas dos estados, em específico a do governo do Rio de Janeiro. O ministro da Fazenda explica como será o processo que será apresentado ao Presidente da República, Michel Temer, nessa quarta-feira (11).
 
SONORA: Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
“Uma vez a proposta sendo aprovada será levado ao Supremo Tribunal, homologado pelo Supremo teremos definido quais são os passos legislativos ainda necessários. A partir daí, esses passos serão tomados, e o plano será implementado imediatamente”.
 
REPÓRTER: O texto aprovado prevê o alongamento da dívida por 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas até o fim de 2016, com retomada gradual a partir deste ano.
 É estabelecido um novo prazo de pagamento da dívida dos estados com a União, que passa a ser de 360 meses, contados a partir da data de celebração do contrato com cada unidade da Federação. Com isso, as parcelas de pagamento terão seu valor reduzido.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.