ECONOMIA: Projeto de Lei vai permitir aumento no limite de lucro de micro e pequenos empreendedores

Projeto amplia o limite anual do lucro de Micro Empreendedores Individuais e de Micro e Pequenas Empresas e permite o parcelamento de dívidas tributárias

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Jesica Antunes mora no Paraná e tem apenas 28 anos. Apesar da pouca idade, já realizou um sonho de vida: ser dona do próprio negócio. E não apenas isso: ela é consultora empresArial, o que significa que Jesica ajuda outras pessoas a conquistarem o objetivo de abrir uma empresa.
 
Mas nem sempre abrir o próprio negócio é uma jornada fácil. Quando um micro empreendedor cresce demais, ou uma microempresa conquista muito lucro, ela também precisa pagar impostos muito maiores. Isso faz com que esses profissionais tenham medo de expandir os seus negócios.
 
 E é justamente para estimular o crescimento dessas empresas, que o Projeto de Lei Complementar apelidado de “Crescer Sem Medo”, já aprovado na Câmara e no Senado, deve ser sancionado ainda nesta quinta-feira (26), pelo presidente Michel Temer. O projeto amplia o limite anual do lucro de Micro Empreendedores Individuais, os chamados MEI, e de Micro e Pequenas Empresas.
 
Jesica, por exemplo, já está quase no limite de rendimento permitido para sua empresa de consultoria. Justamente por isso, ela concorda com o projeto de Lei, que vai permitir que ela lucre mais, sem precisar deixar de ser uma micro empreendedora.
 
 SONORA: Jesica Antunes, microempreendedora e consultora empresArial
“Eu acho que esse aumento com certeza é positivo. Vou poder estender minha permanência no MEI mais um tempo, digamos, vou poder ‘respirar’ um pouco mais financeiramente dentro do porte, para estar pronta para depois, para dar um passo. Porque você para sair do MEI e entrar no Simples você dá um passo muito grande. Há um caminho muito longo entre um porte e outro. Então isso com certeza vai ser muito bom para o meu negócio também”.
 
REPÓRTER:  De acordo com Guilherme Afif, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e  Pequenas Empresas, Sebrae, existem muitos degraus no caminho dos empreendedores. Para ele, o projeto Crescer Sem Medo vai ajudar o crescimento dos pequenos negócios ao permitir o parcelamento de dívidas tributárias que, na avaliação de Afif, são os principais débitos dos micro e pequenos empreendedores.
 
SONORA: Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae
“Então você imagine que se já está difícil sobreviver dentro do Simples, imagine fora dele. Então a lei permitiu que, durante o período dos 90 dias próximos, excepcionalmente, o prazo de parcelamento de dívidas passa de 60 meses, para 120 meses e, com isso, poderíamos ter muitas empresas regularizando sua situação com o refinanciamento, permitindo assim, elas se manterem no jogo, já que há uma perspectiva das condições da economia para o ano que vem”.
 
REPÓRTER: Apesar de todas as dificuldades encontradas no caminho, a micro empreendedora Jesica Antunes acredita na força e nas possibilidades do seu negócio e considera sua carreira muito gratificante.
 
SONORA: Jesica Antunes, microempreendedora e consultora empresArial
“Eu gosto muito. Pode parecer muito clichê, mas a gente trabalha com sonhos. A gente trabalha com os sonhos dos empreendedores. A gente faz a diferença na vida dessas pessoas. A gente tem uma série de casos de sucesso de pessoas que têm um empreendimento, têm um talento para determinado segmento e a gente ajuda a empresa a nascer”.
 
REPÓRTER: O Projeto Crescer Sem Medo também prevê a criação da Empresa Simples de Crédito, a ESC, que vai possibilitar às micro e pequenas empresas que façam empréstimos e financiamentos diretamente de pessoas jurídicas. Quando sancionada, a medida vai diminuir a burocracia e as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.