ECONOMIA: Produção de veículos registra queda de mais de 15% durante o ano

ECONOMIA: Produção de veículos registra queda de mais de 15% durante o ano

Salvar imagem

Tempo do áudio – 1min35seg

REPÓRTER: A produção de veículos no Brasil caiu quase dez por cento no mês de novembro, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea. No somatório do ano até aqui, a queda ultrapassa os 15 por cento quando comparado a 2013. De acordo com a entidade, uma das principais causas dessa baixa foi a crise que a Argentina, principal exportadora de carros do país, vem passando. As exportações despencaram 40 por cento entre janeiro e novembro, se comparadas ao mesmo período do ano passado. Outro índice que caiu foi o nível de emprego no setor automotivo, que passou de 147 mil para pouco mais de 146 mil em outubro.De acordo com o professor de economia da Universidade de Brasília, Newton Marques, a queda na produção de automóveis é consequência de alguns fatores econômicos.

SONORA: Economista – Newton Marques

"Nós temos aí, como ordem, a crise internacional. Segundo: o próprio esgotamento dos incentivos que foram dados à indústria automobilística, o endividamento elevado das pessoas e o aumento da taxa de juros e, finalmente, a desaceleração da própria economia. Eu acho que 2015 será o ano do ajuste. A retomada só vai acontecer em 2016."

REPÓRTER: No final de novembro, cerca de 414 mil veículos estavam parados nos pátios das montadoras e nas concessionárias, o que representa 42 dias de vendas no ritmo atual. Apesar da baixa na produção durante o ano, as empresas de automóveis estão com uma boa perspectiva de vendas para 2015.

Reportagem, Victor Maciel

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.