ECONOMIA: Política econômica é uma das causas do desemprego no Brasil, afirma senador do PDT (RO)

Na avaliação do senador Acir Gurgacz, é preciso que haja mais incentivos para pequenas e médias empresas. 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Brasil já conta com 14 milhões de desempregados. Em três anos, o número de pessoas sem trabalhar no País mais que dobrou. De acordo com uma pesquisa do IBGE divulgada no início deste ano, a menor desocupação registrada foi em 2014, quando havia mais de seis milhões de desempregados.

Para o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, uma das causas desse alto índice de desemprego se dá por conta da atual política econômica. Segundo ele, para que o Brasil volte a crescer, é preciso que haja “atitude” do Governo.

TEC./ SONORA: senador Acir Gurgacz, PDT (RO)

“Não há como criar empregos sem você fortalecer o empregador, um depende do outro. E nisso tudo está a importância do governo. Então, enquanto não baixar drasticamente o juro, de um modo geral, e o BNDES não começar a fazer o seu papel, a sua parte, eu não vejo como a gente ter uma retomada do crescimento a níveis do que o Brasil precisa. São 14 milhões de desempregados que estão dependendo de uma ação de governo. O governo precisa alimentar o mercado através das empresas, para que as empresas possam investir nos seus negócios e, dessa forma, retomar os empregos no País.”

LOC: O senador voltou a criticar as altas taxas de juros praticadas no mercado. Na avaliação dele, a população não está sendo favorecida pela atual política econômica e é preciso que haja mais incentivo para as pequenas e médias empresas.

TEC./SONORA: senador Acir Gurgacz, PDT (RO)

“Eu acho que a retomada da economia depende muito de uma ação direta do Governo, essa relação de bancos com as empresas, principalmente as pequenas e médias empresas brasileiras. Elas precisam de crédito do BNDES, não vou dizer um crédito subsidiado, mas um crédito com juros bem mais baixos do que os que se praticam no mercado. O BNDES é o banco do desenvolvimento do estado, então não pode ser diferente. Ele precisa emprestar dinheiro para as empresas poderem fazer suas pesquisas, para renovar seu parque de máquinas e isso gera emprego.´

LOC.: Já o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, acredita que a economia brasileira voltou a crescer e que a confiança no Brasil está sendo restaurada.

TEC./ SONORA: Ministro da Fazenda, Henrique Meireles

“O Brasil já está crescendo, já criou vagas no mercado de trabalho em abril, já foi um número positivo. O Brasil hoje já está numa trajetória de crescimento, isso é muito importante, a confiança já foi recuperada, e o mais importante, em última análise, é que a economia brasileira hoje já está muito mais forte do que um ano atrás.”

LOC.: O Ministério do Trabalho divulgou recentemente que foram criadas quase 60 mil vagas formais de emprego em abril deste ano. O setor de serviços foi o que mais contratou, com mais de 24 mil postos de trabalho, seguido dos serviços médicos e odontológicos, com oito mil vagas.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.