ECONOMIA: PIB brasileiro deve encolher 3,5% em 2016, diz FMI

De acordo com o fundo, recessão na economia brasileira é causada pela atual incerteza política. PIB só deve voltar a crescer em 2018, prevê instituição

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Brasil deve ter o pior desempenho econômico entre os principais países do mundo em 2016, de acordo com uma projeção divulgada nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional, o FMI. A estimativa avalia que o Produto Interno Bruto brasileiro, o PIB, deve encolher 3,5 por cento. No relatório anterior, divulgado em outubro de 2015, o FMI também projetava retração, no entanto, com um índice menor, de 1 por cento. Este vai ser segundo ano consecutivo de queda da economia. No ano passado, de acordo com o fundo, o PIB brasileiro encolheu 3,8 por cento.
 
O resultado negativo para a economia brasileira deve influenciar a América Latina, avalia o FMI. A expectativa é de que a região encolha 0,3 por cento neste ano. Para 2017, a projeção melhora e os países devem registrar crescimento de 1,6 por cento. O Brasil deve continuar estagnado, com estimativa de crescimento zero.
 
De acordo com o FMI, a recessão na economia brasileira é causada pela atual incerteza política, devido às investigações da Operação Lava Jato. Segundo o Fundo, as investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras estão mais profundas e prolongadas do que se imaginava.
 
De acordo com o relatório, a economia global deve crescer 3,4% este ano e 3,6% no próximo, dois décimos a menos do que o previsto em outubro. Segundo o Fundo, a revisão para baixo do crescimento mundial tanto em 2016 quanto em 2017, é justificada graças ao desempenho econômico dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento, como, por exemplo, o Brasil.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.