ECONOMIA: Paraná avança no setor industrial, segundo pesquisa do IBGE

No acumulado de janeiro a maio, a indústria do Paraná teve crescimento de 3,1%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Paraná registrou aumento de 7,6% na atividade industrial na comparação entre maio de 2016 e 2017, segundo dados do IBGE. O estado ficou entre os primeiros no País a ter um aumento significativo no setor nesse período, perdendo apenas para Santa Catarina. Além disso, na passagem de abril para maio deste ano, o Paraná registrou um aumento de 1,4% na produção industrial, número que fica à frente da média nacional registrada pelo IBGE, de 0,8%. O gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, André Macedo, explica que o avanço nos índices nacionais são um bom sinal para a indústria.

TEC./ SONORA: André Macedo, gerente de pesquisa
"A produção industrial mostra um avanço de 0,8% na passagem de abril para maio, em um dado já com ajuste sazonal. É o segundo resultado consecutivo positivo para esse tipo de confronto, dá um ganho acumulado de 1,9% para esse setor industrial nos últimos dois meses e que elimina a perda de 1,6% assinalada no mês de março."

LOC.: Os bons resultados registrados no Paraná desde o início do ano se devem, principalmente, ao crescimento de setores como os de maquinário e de veículos automotores. O deputado paranaense Reinhold Stephanes, do PSD, acredita, no entanto, que o setor industrial no estado ainda pode avançar mais.

TEC./SONORA: deputado Reinhold Stephanes (PSD - PR)
"Qualquer crescimento, embora pequeno, já é um bom sinal, mas ele ainda não é suficiente. E principalmente um ano em que o setor agrícola puxou demais os demais setores. Porque quando o setor agrícola vai bem, você compra mais automóveis, mais geladeira, mais trator, você compra maquinário, enfim, se estimula o consumo. O fato de se ter sinais positivos é muito bom, mas não necessariamente significa que isso já seja o início de uma recuperação sustentável."

LOC.: No acumulado de janeiro a maio, a indústria do Paraná teve crescimento de 3,1%. Nos dados dos últimos 12 meses, o avanço foi de 0,3%.

Reportagem, Jalila Arabi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.