ECONOMIA: Para o Brasil crescer, é preciso que as taxas de juros diminuam, defende senador de Rondônia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Para que o País possa retomar o crescimento econômico, é preciso que haja a redução nas taxas de juros. Pelo menos é o que defende o senador Acir Gurcacz, do PDT de Rondônia. Para o parlamentar, a medida é indispensável para o crescimento da economia brasileira .

 

O senador acredita que as medidas vigentes beneficiam apenas os banqueiros e tornam mais caros os empréstimos para o setor produtivo.

 

TEC./ SONORA: Senador Acir Gurcacz

 

“A questão primordial para a retomada do crescimento é a redução da taxa de juros praticada no nosso País. O Brasil não pode continuar com essas taxas de juros abusivas, que inibem os investimentos, que trazem a geração de renda e emprego para nossa população. Tenho combatido sistematicamente essa política de elevação de juros, pois entendo que ela é boa apenas para os banqueiros, que lucram com essa situação e com o agravamento da crise econômica em diversos países.”

 

LOC.: Acir Gurcacz comenta, ainda, que a alta taxa de juros pode reduzir o desenvolvimento e a geração de empregos no País e que a solução pode estar em medidas simples.

 

TEC./ SONORA: Senador Acir Gurcacz

“Como eu tenho dito e repito: a saída para a crise está no trabalho e, principalmente, no investimento em infraestrutura e também no setor produtivo brasileiro. É assim que nós vamos atravessar esse momento de crise.”

 

LOC.: Para o economista Everton Correia, as taxas de juros elevadas podem afetar diretamente a demanda de emprego e desemprego no País.

 

TEC./ SONORA: Everton Correia, economista

 

“Quando os empresários deixam de investir, eles deixam de incorporar na economia um componente importantíssimo na dinâmica da geração de emprego e renda. Então, por conta disso, a retomada do crescimento atrasa, acontece um retardo da retomada do crescimento por conta dessa decisão dele. O empresário atrasou seu investimento, por isso ele vai atrasar na contratação de pessoas. Portanto, a massa salArial vai ser menor, o nível de emprego não vai melhorar, a demanda e o comércio vão ficar bastante inibidos e isso é ruim para toda a economia.”

 

LOC.: O economista sugere que, em meio ao atual cenário, quem está pensando em investir em um negócio deve, primeiro, pensar em como se posicionar no mercado. Além disso, é preciso buscar recursos, que podem ser adquiridos por meio da venda de bens ou por meio de pessoas físicas que queiram investir no negócio.

 

Reportagem, Jalila Arabi. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.