Data de publicação: 24 de Maio de 2017, 21:20h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Para que o País possa retomar o crescimento econômico, é preciso que haja a redução nas taxas de juros. Pelo menos é o que defende o senador Acir Gurcacz, do PDT de Rondônia. Para o parlamentar, a medida é indispensável para o crescimento da economia brasileira .
O senador acredita que as medidas vigentes beneficiam apenas os banqueiros e tornam mais caros os empréstimos para o setor produtivo.
TEC./ SONORA: Senador Acir Gurcacz
“A questão primordial para a retomada do crescimento é a redução da taxa de juros praticada no nosso País. O Brasil não pode continuar com essas taxas de juros abusivas, que inibem os investimentos, que trazem a geração de renda e emprego para nossa população. Tenho combatido sistematicamente essa política de elevação de juros, pois entendo que ela é boa apenas para os banqueiros, que lucram com essa situação e com o agravamento da crise econômica em diversos países.”
LOC.: Acir Gurcacz comenta, ainda, que a alta taxa de juros pode reduzir o desenvolvimento e a geração de empregos no País e que a solução pode estar em medidas simples.
TEC./ SONORA: Senador Acir Gurcacz
“Como eu tenho dito e repito: a saída para a crise está no trabalho e, principalmente, no investimento em infraestrutura e também no setor produtivo brasileiro. É assim que nós vamos atravessar esse momento de crise.”
LOC.: Para o economista Everton Correia, as taxas de juros elevadas podem afetar diretamente a demanda de emprego e desemprego no País.
TEC./ SONORA: Everton Correia, economista
“Quando os empresários deixam de investir, eles deixam de incorporar na economia um componente importantíssimo na dinâmica da geração de emprego e renda. Então, por conta disso, a retomada do crescimento atrasa, acontece um retardo da retomada do crescimento por conta dessa decisão dele. O empresário atrasou seu investimento, por isso ele vai atrasar na contratação de pessoas. Portanto, a massa salArial vai ser menor, o nível de emprego não vai melhorar, a demanda e o comércio vão ficar bastante inibidos e isso é ruim para toda a economia.”
LOC.: O economista sugere que, em meio ao atual cenário, quem está pensando em investir em um negócio deve, primeiro, pensar em como se posicionar no mercado. Além disso, é preciso buscar recursos, que podem ser adquiridos por meio da venda de bens ou por meio de pessoas físicas que queiram investir no negócio.
Reportagem, Jalila Arabi.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev