ECONOMIA: Mercado financeiro projeta melhora para o PIB de 2017 de 2018

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Analistas do mercado financeiro voltaram a projetar uma melhora na economia para este ano e para o próximo. Para o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, as instituições financeiras elevaram a previsão de 0,48 para 0,49 por cento de alta este ano. Já para 2018, os analistas subiram as estimativas de crescimento de 2,37 para 2,39 por cento. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6), no Boletim Focus, do Banco Central.
 
O levantamento do BC também mostra que os analistas do mercado mantiveram as projeções estáveis para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação oficial do país.  Os economistas acreditam que a inflação fique em 4,36 por cento ao final de 2017, abaixo da meta central definida pelo Conselho Monetário Nacional, que foi de 4,5 por cento.  Apesar disso, há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, também definido pelo Conselho. Dessa forma, o Banco Central terá cumprido a meta se o IPCA terminar este ano entre três e seis por cento.
 
O mercado financeiro também manteve a expectativa da semana anterior para a taxa básica de juros, a Selic. Os analistas acreditam que a taxa vá terminar 2017 em 9,25 por cento. Atualmente, a Selic está em 12,25 por cento ao ano, o que significa que a taxa deve continuar a ser reduzida no decorrer de 2017.
 
O Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de mais de cem bancos, gestores de recursos e outras instituições financeiras. O relatório aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.