ECONOMIA: Mercado financeiro prevê leve diminuição na retração do PIB para 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os economistas do mercado financeiro estimam que o Produto Interno Bruto da Brasil não deve diminuir tanto em 2016 e deve voltar a crescer em 2017. A expectativa era que a economia brasileira tivesse uma retração de 3,30 por cento, neste ano. Agora, o mercado estima que essa retração será de 3,25 por cento. As informações foram divulgadas no último Boletim Focus, do Banco Central, que apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de cerca de 120 bancos, gestores de recursos e outras instituições.   
 
Agora, com a perspectiva de diminuição do PIB neste ano, será a primeira vez que o Brasil vai registrar dois anos seguidos de queda do índice, desde que o PIB começou a ser medido em 1948. Em 2015, a retração do Produto Interno Bruto foi de 3,8 por cento.
 
Em relação à inflação, os analistas de mercaram mantiveram as projeções estáveis. A Previsão para o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que é considerada a inflação oficial do Brasil, permaneceu em 7,26 por cento, mesmo número da semana passada. O número permanece acima do teto de 6,5 por cento e bem distante da meta central da inflação, que é de 4,5 por cento para 2016.  
 
O Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.