ECONOMIA: IPCA avança e atinge o menor valor em 12 meses desde 1999

Puxado por menores preços de alimentos e bebidas, inflação oficial variou 0,24% em julho

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, variou 0,24% em julho e acumulou alta de 2,71% nos últimos 12 meses. Esse é o menor resultado nessa base de comparação desde 1999. De janeiro a julho deste ano, a inflação acumulou uma alta de 1,43%, o menor resultado nessa base de comparação desde o início do Plano Real, em 1994. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul, Clovis Meurer, este índice da inflação reflete o momento que o país está passando.

"Nós estamos em um período de economia em queda, menor demanda, menor grana para o consumidor, desemprego grande... Consequentemente, os preços não devem subir, não podem subir. E o índice da inflação reflete exatamente isto, você tem um crescimento de preços baixo exatamente por uma situação econômica macro que o país vive."

Segundo o IBGE, pesou para o resultado do mês a queda nos preços de alimentação e bebidas, que recuaram pela terceira vez seguida a 0,47%. Outros importantes grupos de produtos e serviços caíram no mês, como vestuário e artigos de residência.

"Só confirma uma queda de demanda, uma queda de poder aquisitivo do povo, da capacidade de gastos da grande massa do consumidor brasileiro. Com esta situação, ele deixa de comprar muitas vezes alimentos, bebida, ele deixa de comprar vestuário e posterga estas compras porque não tem a renda para comprar. São 14 milhões de desempregados, que não têm a receita todo mês para poder ir lá e fazer a compra como gostaria de fazer, como fazia antigamente."

Já no grupo de habitação, cujos preços subiram 1,64% no mês, a alta foi causada, principalmente, pelos preços de energia elétrica, que cresceram 6%.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.