ECONOMIA: Inscrições para Gincana Nacional de Economia têm início em 5 de abril

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Começam no próximo dia 5 de abril as inscrições para a edição de 2016 da Gincana Nacional de Economia. A competição organizada pelo Conselho Federal de Economia, Cofecon, vai reunir universitários de todo o país. Ao todo, as disputas vão acontecer em três etapas. As duas primeiras estaduais, organizadas pelos Conselhos Regionais de Economia. A última etapa vai ser disputada nos dias 1º e 2 de setembro, na capital do Rio Grande do Norte, Natal. A economista Denise Kassama, conselheira do Cofecon e coordenadora nacional da Gincana, afirma que os competidores vão ter a oportunidade de tentar solucionar problemas do atual cenário econômico brasileiro, como a alta de juros, inflação e recessão. A economista explica como funciona a competição.
 
SONORA: Denise Kassama, conselheira federal do Cofecon
 
“O jogo da gincana de economia é um jogo eletrônico, de computador contra computador, onde duplas de estudantes duelam uma contra a outra. Esse jogo ele é uma simulação do cenário econômico. Esse jogo tem três fases, cada fase tem que se atingir uma meta. Alcança-se a meta através das cartas que eles estão jogando eletronicamente, essas cartas têm pontuação, tem mesclado a isso, perguntas de conteúdo econômico. E, tem a estratégia que cada dupla tem que montar para atacar ou se defender da outra dupla”.
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com Denise Kassama, cada decisão errada, tomada pelos participantes gera uma consequência, como, por exemplo, o aumento da inflação ou recessão econômica. Um dos vencedores da gincana em 2015, ainda quando fazia graduação na Universidade Federal do Norte do Paraná, o economista Luan Bernardelli fala sobre a experiência.
 
SONORA: Luan Bernardelli, economista
 
“Muito positiva. Porque, além de promover a integração entre os estudantes de Ciência Econômica, que já é um fato extremamente positivo para nós, para que nos possamos aumentar o nosso network. E, além disso, reforça os nossos conhecimentos em uma área em que a graduação muitas vezes não aborda. O torneio, a gincana em si, exige que o estudante tenha um conhecimento profundo sobre o início das teorias econômicas e a gincana, ela tem um leque de oportunidades muito grande”.
 
REPÓRTER: Os estudantes de Ciências Econômicas que quiserem participar da Gincana Nacional de Economia podem fazer as inscrições, pessoalmente, através dos conselhos regionais de Economia.  Para saber mais informações e conferir o regulamento da competição, acesse na internet, o endereço eletrônico: www.cofecon.org.br/gincana.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.