ECONOMIA: Inflação oficial fica em 1,22% em fevereiro; aumentos na gasolina exercem maior pressão

No acumulado dos últimos doze meses, a taxa foi para 7,70 por cento – a mais elevada desde maio de 2005.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, do mês de fevereiro ficou em 1,22 por cento. O resultado é próximo ao de 1,24 por cento de janeiro. No acumulado dos últimos doze meses, a taxa foi para 7,70 por cento – a mais elevada desde maio de 2005.

Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira, pelo IBGE. O IPCA é o índice oficial de inflação utilizado pelo governo e serve de base para o plano de metas estabelecido pelo Banco Central.

Em fevereiro, o IPCA foi pressionado por aumentos na gasolina, educação, energia elétrica, habitação e alimentos.

O destaque individual de fevereiro ficou com a gasolina. Os preços subiram 8,42 por cento. Refletindo aumento nas alíquotas do PIS/COFINS, que entrou em vigor em 1º de fevereiro, a gasolina exerceu um impacto de 0,31 ponto percentual, sendo responsável, sozinha, por um quarto do IPCA do mês. Sob esta forte pressão, os gastos com transportes subiram 2,20 por cento.

Ainda no grupo transportes, houve aumento também nas alíquotas do PIS/CONFINS para o óleo diesel, que apresentou alta de 5,32 por cento. Já os preços do etanol subiram 7,19 por cento.

Reportagem, Alexandre Souza

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.