ECONOMIA: Governo Federal lança ferramenta para pesquisa de preços em compras públicas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão traz agora para o setor público uma ferramenta virtual chamada Painel de Preços. A iniciativa vai apoiar os gestores nas pesquisas de mercado, análise e comparação de preços para aquisição de bens e contratação de serviços gerais para a Administração Pública. O Painel de Preços vai estimular a concorrência e aumentar a transparência, como explica o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

TEC./SONORA: Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

“Se ele faz uma licitação, adota um preço que acaba sendo um preço que está exageradamente e injustificadamente distante da média, isto poderá ensejar uma ação dos órgãos de controle, uma vez que esta base de dados vai estar transparente também para os órgãos de controle.”

LOC: Com o Painel, vai ser possível buscar, em poucos minutos, a cotação e detalhes sobre os valores que foram pagos em compras anteriores, o que vai fazer com que o governo pague preços compatíveis com o mercado. A ferramenta pode ser acessada remotamente por diversos tipos de equipamentos, como computadores, notebooks, tablets e smartphones. É importante destacar que uma extensa base de dados foi catalogada para que fosse possível desenvolver o sistema, que conta com informações de licitações homologadas em 2015, 2016 e em 2017. É possível, por exemplo, refinar a busca por região do país, quantidade de itens e outras especificidades, tudo de maneira gráfica e visual. Além disso, as pesquisas podem ser feitas por nome, descrição ou código do item registrado; identificação do fornecedor ou órgão contratante; ano ou períodos específicos. O painel pode ser acessado pelo endereço paineldeprecos.planejamento.gov.br.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.