ECONOMIA: Financiamentos de carros usados crescem mais do que os de 0 KM, aponta pesquisa

Região Sudeste foi a que mais financiou veículos usados nos três primeiros meses de 2015. Em comparação com o ano passado, Norte e Nordeste são as campeãs em financiamentos de usados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os financiamentos de carros usados aumentaram no país três por cento nos últimos três meses e a compra a prazo de veículos zero quilômetro caiu quase 17 por cento, segundo pesquisa realizada pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, a Cetip. De acordo com os números da pesquisa, mais de 705 mil veículos usados foram negociados no Brasil enquanto pouco mais de 300 mil carros novos foram financiados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Para o especialista em Economia da Universidade de Brasília, Flávio Augusto Basílio, o aumento das vendas de carros usados é reflexo da crise econômica que o país está enfrentando.
 
SONORA: especialista em Economia, Flávio Augusto Basílio
 
“O quê está acontecendo é que, a gente está passando por um momento de incertezas, nessa fase de transição e o consumidor está refletindo essas incertezas em suas decisões. Por isso, ele está retraindo o consumo de bens novos principalmente de veículos e aí, a opção em fazer a troca do carro é optar por um veículo usado.”
 
REPÓRTER: Mas, o especialista em Economia alerta que as taxas de juros aplicadas em financiamentos de veículos usados podem variar já que, para os bancos o empréstimo é arriscado.  
 
SONORA: especialista em Economia, Flávio Augusto Basílio
 
“O carro usado tem mais riscos de quebra do que o carro novo. Então, isso aumenta o risco do financiamento. É mais caro para o banco conceder um empréstimo de veículo usado do que para veículo novo. A expectativa é que, a partir do ano seguinte a gente possa começar observar, a partir do segundo trimestre, algum movimento de recuperação. Mas para esse ano, para o início do ano seguinte a expectativa realmente é de retração da atividade e com aumento da possibilidade de desemprego.”
 
REPÓRTER: Em média, os bancos cobram juros de cerca de um vírgula 86 por cento ao mês, em financiamentos de veículos usados diretos ao consumidor. Mas, essa taxa pode variar para mais ou para menos, dependendo do número de prestações, do modelo e do ano do veículo. Os estados do Sudeste foram os que mais registraram aumento de financiamentos de carros usados em 2015. Em comparação com os três primeiros meses do ano passado, de acordo com a pesquisa Cetip, os estados das regiões Norte e Nordeste registraram os maiores números de financiamentos de veículos usados, no país.

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.