ECONOMIA: Especialistas projetam queda de preços em junho

Expectativa é de que IPCA recue 0,07% no mês

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O mercado financeiro melhorou as expectativas para a inflação em 2017 pela terceira semana consecutiva e para junho, a previsão é de queda de preços, com deflação de 0,07%. Se esse número se confirmar, será o primeiro recuo em 11 anos. De acordo com Boletim Focos, divulgado pelo Banco Central nesta semana, a expectativa do mercado financeiro para a inflação de 2017 recuou para 3,64%. É o que explica o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fabio Bentes.

TEC./SONORA: Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

"Quando a gente olha para frente, as expectativas são bastante favoráveis. Agora, o Banco Central divulgou o relatório de expectativas deles e em relação a inflação, mais uma vez, a expectativa para a inflação do ano foi registrada para baixo. Hoje, espera-se um IPCA ao final de 2017 e 3,64%, menos do que a um mês atrás, quando a expectativa estava na casa de 3,9%."

LOC.: De acordo com Fábio Bentes, os preços estão subindo menos e o resultado no final do ano será melhor do que os dois últimos anos.

TEC./SONORA: Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

"De forma generalizada, os preços estão subindo menos e, em boa parte dos casos, eles estão até recuando. Então a gente tem visto, por exemplo, preços de alimentos, que pesa bastante no bolso do consumidor, a gente teve uma deflação, quer dizer, preços variando negativamente. Agora em maio, os preços caíram 0,35%, sem falar em bens de consumo duráveis, não duráveis, de um modo geral também, um ponto de vista de inflação... realmente insisto, o resultado do ano vai ser bem melhor do que dos últimos dois anos."

LOC.: Para 2018, a previsão também melhorou, passou de 4,37% para 4,33%.

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.