ECONOMIA: Desemprego atinge 11,8 milhões de brasileiros, aponta IBGE

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: A taxa de desemprego no país atingiu 11,6%, no trimestre fechado em julho, subindo 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre passado. A informação é da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD Contínua, do IBGE, divulgada nesta terça-feira. Segundo o instituto, esse é o maior percentual dos últimos anos da pesquisa, que teve início em 2012. 
 
No período, o número de desocupados no Brasil subiu de 11,4 para 11,8 milhões de pessoas, que também é o maior já registrado pela pesquisa, segundo o IBGE. O número de trabalhadores com carteira assinada fechou o trimestre encerrado com queda de 3,9%. 
 
Ainda de acordo com a última PNAD Contínua, no trimestre encerrado em julho, o número de pessoas empregadas ficou praticamente estável. São noventa milhões e meio de trabalhadores. No trimestre de fevereiro a abril, o número foi de 92,2 milhões de pessoas ocupadas.
 
Já o rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos, também ficou estável e fechou o trimestre encerrado em julho em R$ 1.985.
 
Reportagem, Tayssa Brito

Receba nossos conteúdos em primeira mão.