ECONOMIA: Crise política reflete na redução de juros da taxa Selic, afirma BC

O Banco Central também reduziu a previsão de inflação para 2017 de 4,1% para 4%.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Devido à crise política atual e as incertezas da economia nacional, o Banco Central sinalizou, nesta terça-feira (6), que pode diminuir o ritmo do corte da taxa básica de juros da economia, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, o Copom, prevista para julho deste ano.

A informação consta no último relatório divulgado pela instituição financeira, elaborado durante reuniões do Comitê realizadas nos dias 30 e 31 de maio.

De acordo com o Copom, um dos motivos para a expectativa da redução do ritmo de corte da Selic, está relacionado às dúvidas sobre a aprovação das reformas em pauta no Congresso Nacional, entre elas a previdenciária e a trabalhista.

Além disso, as incertezas em torno da retomada do crescimento econômico e das projeções para a inflação também geram motivos para a instituição agir com mais precaução.

A taxa da Selic já havia sido reduzia em um ponto percentual e caiu para 10,25% ao ano.

O Banco Central também reduziu a previsão de inflação para 2017 de 4,1% para 4%. Porém, a instituição elevou a estimativa de 2018 de 4,5% para 4,6%, além de informar que as projeções condicionais do Copom envolvem maior grau de incerteza no momento atual.

Reportagem, Marquezan Araújo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.