ECONOMIA: Consumidores devem ficar atentos durante Black Friday, alerta Procon

Salvar imagem

REPÓRTER: Esta sexta-feira (25) é o dia de consumidores de todo o Brasil e de alguns países do mundo participarem de um dos maiores eventos de desconto de final de ano, a Black Friday. A data especial do comércio on line foi importada dos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010, trazendo uma série de novidades e ofertas de produtos. Mas os consumidores devem ficar de olhos bem abertos para evitar alguns problemas, registrados nos últimos anos. O principal deles, segundo o Procon, é a maquiagem do desconto. A  superintendente do Procon de Goiás, Darlene Araujo, explica mais sobre essa prática.
 
 
SONORA: Darlene Araujo, Superintendente do Procon
 
'' Existe prática de alguns maus comerciantes que eles utilizam essa data que é uma experiência muito boa, trazida de fora, pra desvirtuar a data. Eles anunciam o produto com um valor, com um percentual de desconto que na realidade eles fizeram foi aumentar no dia da edição do evento, esse preço. Sendo que esse aumento de preço é aproveitando a oportunidade que as pessoas estão empolgadas, estão buscando comprar com preços menores até estão na expectativa guardando essa data pra comprar ''. 
 
REPÓRTER: Outros problemas enfrentados pelos consumidores nesta data são a indisponibilidade de certos produtos, mudanças de preços ao finalizar a compra e sites que ficam intermitentes após a compra.
 
A dica da Darlene Araujo para evitar futuros arrependimentos é de sempre se pesquisar antecipadamente os produtos desejados. 
 
SONORA: Darlene Araújo, Superintendente do Procon
 
'' Consumidores que não buscam informações da política de trocas dessas mercadorias, depois recorrem ao órgão confundindo o direito de arrependimento das compras virtuais com os das compras presenciais'.' 
 
REPÓRTER: Então, a palavra de ordem para não ter dor de cabeça na Black Friday é pesquisar. No site, o consumidor deve checar a identificação da loja, razão social, endereço e referências antes de realizar qualquer compra e, principalmente se atentar ao preço das mercadorias para evitar qualquer tipo de golpe. 
 
Reportagem, Tayssa Bryto
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.