ECONOMIA: Consumidores devem ficar atentos durante Black Friday, alerta Procon

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Esta sexta-feira (25) é o dia de consumidores de todo o Brasil e de alguns países do mundo participarem de um dos maiores eventos de desconto de final de ano, a Black Friday. A data especial do comércio on line foi importada dos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010, trazendo uma série de novidades e ofertas de produtos. Mas os consumidores devem ficar de olhos bem abertos para evitar alguns problemas, registrados nos últimos anos. O principal deles, segundo o Procon, é a maquiagem do desconto. A  superintendente do Procon de Goiás, Darlene Araujo, explica mais sobre essa prática.
 
 
SONORA: Darlene Araujo, Superintendente do Procon
 
'' Existe prática de alguns maus comerciantes que eles utilizam essa data que é uma experiência muito boa, trazida de fora, pra desvirtuar a data. Eles anunciam o produto com um valor, com um percentual de desconto que na realidade eles fizeram foi aumentar no dia da edição do evento, esse preço. Sendo que esse aumento de preço é aproveitando a oportunidade que as pessoas estão empolgadas, estão buscando comprar com preços menores até estão na expectativa guardando essa data pra comprar ''. 
 
REPÓRTER: Outros problemas enfrentados pelos consumidores nesta data são a indisponibilidade de certos produtos, mudanças de preços ao finalizar a compra e sites que ficam intermitentes após a compra.
 
A dica da Darlene Araujo para evitar futuros arrependimentos é de sempre se pesquisar antecipadamente os produtos desejados. 
 
SONORA: Darlene Araújo, Superintendente do Procon
 
'' Consumidores que não buscam informações da política de trocas dessas mercadorias, depois recorrem ao órgão confundindo o direito de arrependimento das compras virtuais com os das compras presenciais'.' 
 
REPÓRTER: Então, a palavra de ordem para não ter dor de cabeça na Black Friday é pesquisar. No site, o consumidor deve checar a identificação da loja, razão social, endereço e referências antes de realizar qualquer compra e, principalmente se atentar ao preço das mercadorias para evitar qualquer tipo de golpe. 
 
Reportagem, Tayssa Bryto
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.