ECONOMIA: Confiança da construção avança pelo terceiro mês, diz FGV

Dados apontam para recuperação da atividade no setor da construção civil

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança da Construção avançou 1,5 ponto em agosto, passando para 76,1 pontos, na terceira alta consecutiva do indicador. O Índice de Expectativas do setor também cresceu 2,3 pontos no mês, enquanto o dado que mede o otimismo com os negócios variou 3 pontos. Quem dá mais detalhes sobre estes dados é coordenadora da Projetos de Construção da FGV, Ana Maria Castelo.

"O Índice de Confiança tem dois componentes: um que capta a percepção do empresário em relação ao momento atual, e o outro que capta as expectativas empresariais. Os dois componentes da confiança melhoraram, que é, sem dúvida, positivo. Mas, apesar desta melhora, ela ainda está muito baixa, mostrando que a atividade ainda está muito fraca, um avanço muito pequeno. As expectativas não, estas tem melhorado de uma forma realmente mais definitivas."

Este índice capta a confiança em vários segmentos da Construção, seja ele imobiliário, de infraestrutura, serviços, entre outros. Mas, de acordo com os dados divulgados, não há um setor específico puxando esta retomada e a cada mês, o aumento da confiança é motivado por um ou mais segmentos diferentes, como explica Ana Maria Castelo.

"Uma coisa que nos chama a atenção é que a gente não está vendo nenhum setor puxando esta retomada. Então hora você melhora a área de obras viárias, ora vem da parte de serviços, de instalações, então não tem um setor puxando. E isto é ruim, porque se a gente tivesse uma fonte definida de crescimento, a gente poderia estar observando alguma consistência nesta retomada."

O questionário básico da Sondagem da Construção é composto por 13 perguntas, direcionadas exclusivamente à atividade econômica da empresa. Abrangem temas como o nível atual de demanda, absorção de mão de obra, acesso ao crédito e situação geral dos negócios.

Reportagem, Cintia Moreira.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.