ECONOMIA: Comércio reduz ritmo de demissões no Brasil, aponta pesquisa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo informou, nesta semana, que os diversos segmentos do setor vêm registrando recuperação na geração de empregos em todo o país.

De acordo com o levantamento feito com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, a quantidade de vagas fechadas entre janeiro e março de 2017 foi 78% menor do que aquela verificada no mesmo período de 2016. Segundo o economista Fabio Bentes, já é possível observar recuperação de vagas em 13 segmentos, na comparação com os três primeiros meses do ano passado.

TEC./SONORA: Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

“Dos 25 grandes setores econômicos, 13, neste primeiro trimestre, contrataram mais do que demitiram. Quer dizer, é um sinal de que a situação está ficando cada vez menos pior do que o ano anterior. Não que a situação esteja melhorando no mercado de trabalho, mas alguns setores, algumas atividades econômicas específicas a gente já pode dizer que há recuperação sim.”

LOC.: Segundo o economista Fabio Bentes, os setores da agropecuária e da indústria foram os que mais reverteram o fechamento de vagas.

TEC./SONORA: Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

“Basicamente são segmentos ligados à agropecuária, é um setor que vem bem e, dos quinze setores industriais analisados, dez registraram geração de vagas. Eu destacaria a indústria de calçados, com geração de 19 mil vagas no primeiro trimestre deste ano, a indústria têxtil e de vestuário, com treze mil vagas geradas, a indústria de borracha, couros, 12.900 vagas. Ou seja, só estas três indústrias já respondem por quase 40 mil vagas geradas.”

LOC.: Além disso, o número de vagas preenchidas por jovens contrastou com o enxugamento das vagas voltadas para trabalhadores mais experientes. No primeiro trimestre de 2017, foram abertas 175 mil e trezentas vagas para pessoas com até 24 anos de idade, número 120% maior do que aquele registrado no mesmo período de 2016. Outro ponto importante é que de janeiro a março de 2017, foram abertas 60,8 mil vagas para empregados com nível superior completo, número 44,4% maior do que no mesmo período de 2016.

 

Reportagem, Cintia Moreira.

 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.