ECONOMIA: Comércio de moda na internet registra crescimento por dois anos consecutivos

Pesquisa IBOPE/Conecta-MercadoLivre revela que 80% dos internautas que compram online consomem moda pela internet. Volume de negócios cresce cerca de 30% por ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O consumo de moda na internet cresce cerca de 30 por cento por ano no país. Pesquisa IBOPE/Conecta-MercadoLivre revela que 80 por cento dos internautas que compram online têm hábito de consumir moda em sites de vendas na internet. Moda é a categoria que registrou o maior crescimento de vendas por dois anos consecutivos no comércio eletrônico. O professor Diego Martins, 27 anos, de Ouro Preto, Minas Gerais, consome moda pela internet. Ele conta que, por meio dos sites de vendas, é fácil ter acesso a roupas e acessórios, que normalmente não estão nas vitrines das lojas da cidade em que vive.
 
SONORA: Diego Martins, professor, Ouro Preto, Minas Gerais
 
“Ainda mais pelo fato de eu morar em cidade pequena, onde, a maioria das vezes, eu não tenho as lojas das quais eu quero comprar os produtos. Mas, o fato de morar em cidade pequena ajuda muito. Eu já comprei roupa de marca, tênis...”
 
REPÓRTER: Já a dona de casa paulistana Lúcia Dias, 38 anos, prefere comprar roupas pela internet porque encontra mais variedades e os sites de vendas oferecem melhores formas de pagamento do que as lojas comuns.
 
SONORA: Lúcia Dias, dona de Casa, São Paulo
 
“Porque tem mais variedades de tamanho, porque minha filha tem tamanho grande e, nas lojas físicas, é muito difícil de achar os tamanhos grandes e, na internet, além de ter mais facilidades de tamanho eu acho modelos diferenciados com valores que cabem no meu bolso.”
 
REPÓRTER: De acordo com a pesquisa IBOPE/Conecta-MercadoLivre, mais de um terço dos consumidores online investem entre R$ 200 e R$ 500 em moda. Para a especialista em Moda do Instituto de Educação Superior de Brasília, o IESB, Clarisse Garcia, as facilidades ofertadas pelos sites que comercializam moda na internet, como o parcelamento da compra em várias prestações, são fatores importantes que atraem os consumidores, principalmente os das classes C e D. Ela acredita que o comércio de moda na internet vai continuar a crescer no país.
 
SONORA: Clarisse Garcia, especialista em Moda, do IESB
 
“A compra pela internet é um caminho sem volta. A gente tem dados que cresce alguma coisa próximo de 30%, ao ano, venda de e-commerce de vestuários. Um dos fatores que pauta esse comportamento é também a possibilidade que vários sites oferecem de dividir em até 12 vezes um produto. Isso possibilita o acesso das pessoas das classes C e D, o que é muito positivo.”
 
REPÓRTER: Apenas no site MercadoLivre, por exemplo, o consumidor encontra mais de 50 lojas oficiais de marcas especializadas e conhecidas no mundo da moda, que juntas oferecem mais de cinco milhões de anúncios de produtos. O gerente de Moda do MercadoLivre, Mauro Lopez, revela que as vendas de produtos de moda no site cresceram 34 por cento no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ele revela que o MercadoLivre teve de lançar um espaço exclusivo para atender os consumidores de moda.
 
SONORA: Mauro Lopez, gerente de Moda do MercadoLivre
 
“Observando o avanço do mercado de moda online, o MercadoLivre, que é uma empresa de tecnologia, teve que criar uma área dedicada à moda, que tivesse uma imagem diferenciada e, em novembro de 2014, lançou uma área totalmente dedicada a moda que é o www.mercadolivre.com.br/moda .Estamos crescendo muito.”
 
 
REPÓRTER: A pesquisa IBOPE/Conecta encomendada pelo MercadoLivre, revela ainda que as pessoas das classes C e D estão comprando pela internet mais produtos considerados fashion, e 78 por cento dos consumidores de moda online compram roupas. A pesquisa ouviu 1.000 consumidores, em todo país.
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.