ECONOMIA: Brasil fecha 2016 com 58,3 milhões de inadimplentes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em dezembro do ano passado o Brasil registrou mais de 58 milhões de pessoas inadimplentes. Os dados são do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Foram cerca de setecentas mil pessoas a mais na lista de negativados, o que para a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, é um número muito elevado.

SONORA: Economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti (0:29)

“É muita gente! Este número de inadimplentes, de pessoas negativadas equivale a quase 39% da população adulta, então tem bastante gente devendo. A gente atingiu o pico em maio de 2016 e agora a gente vê estes números diminuindo aos poucos. Como as pessoas tomaram menos crédito ao longo desses últimos dois anos de recessão, com menos conta para pagar, o brasileiro acabou ficando menos inadimplente. Mas ainda assim a gente vê um número que é considerado muito elevado”.

REPÓRTER: Quase metade da população entre 30 e 39 anos está em alguma lista de devedores, o que dificulta fazer compras a prazo, empréstimos, financiamentos ou contrair crédito. Apesar do aumento do número de inadimplentes, o dado de dezembro ficou abaixo do observado em novembro. Segundo o indicador mensal de devedores, ocorreu um recuo de -0,41 por cento. Para o SPC Brasil o movimento é típico da época, que concentra o pagamento de direitos como o décimo terceiro.

A pesquisa também aponta que a região do país que mais tem consumidores negativados é o Sudeste, com mais de 24 milhões de brasileiros endividados. A segunda região com maior número de devedores é o Nordeste, com quase 16 milhões de inadimplentes. Em seguida vem a região Sul, com quase 8 milhões de negativados, o Norte, com mais de 5 milhões de devedores e o Centro-Oeste, com quase 5 milhões de pessoas que estão com o nome sujo. Mas de acordo com a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, se observarmos o porcentual de negativados baseado na população, os dados mudam.

SONORA: Economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti (0:30)

“O Sudeste é a região com maior população em todo o Brasil, então é natural que o número de inadimplentes nessa região seja maior do que nas outras. Agora, quando a gente olha em percentual da população, o Sudeste tem cerca de 37% da sua população adulta negativada. Quando a gente olha para o Norte, que é o que tem o maior percentual, este número vai para 46%. Então quando a gente relativiza, a gente percebe que o Norte tem um percentual de população negativada maior do que nas outras regiões”.

REPÓRTER: Segundo o levantamento, o setor de comunicação, que engloba atrasos em contas de telefonia, internet e TV por assinatura, foi o que mostrou a maior queda de dívidas em dezembro e o setor que apresentou a maior alta foi o de água e luz.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.