ECONOMIA: Aumentar impostos não é solução para crise, acredita deputado Fernando Monteiro

O anúncio da nova meta fiscal estava previsto para ocorrer nesta segunda-feira (14), mas o governo resolveu adiar.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Cogitada pelo governo Federal, a possibilidade de aumentar impostos para cobrir o rombo nos cofres públicos, vem sendo criticada por parlamentares no Congresso Nacional. Um deles é o deputado Federal Fernando Monteiro (PP-PE). Mesmo sendo aliado do governo, o congressista ressalta que é preciso sim, arranjar soluções para o problema, mas em vez de tributar o contribuinte, o ideal é começar com o corte de gastos.

“A gente precisa encontrar uma solução para poder mudar isso. Eu acredito que não é aumentando imposto que a gente resolva o problema. O governo precisa é fazer o dever de casa, que é reduzir custos. Sabemos que é importante investir, mas tem hora que é importante economizar para poder manter os serviços básicos funcionando.”

No fim de semana, o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Henrique Meireles e Dyogo Oliveira, se reuniram com os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para discutir uma eventual mudança na meta fiscal. Após o encontro, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou que o Planalto "colocou alguns posicionamentos" sobre a possibilidade de aumentar a carga tributária.
E, essa proposta, na avaliação do deputado Fernando Monteiro, não seria a melhor solução para o país.

“Não é momento de a gente taxar a sociedade brasileira. É momento que precisamos encontrar uma solução. Eu não acredito que aumentando impostos, que a gente resolva o problema.”

O anúncio da nova meta fiscal estava previsto para ocorrer nesta segunda-feira (14), mas o governo resolveu adiar. Até o fechamento dessa matéria, não havia data prevista para o anúncio.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.