ECONOMIA: 33,3% dos consumidores usarão 13º para quitar dívidas

Neste ano, cerca de 60 por cento dos consumidores devem ser cautelosos, ou seja, vão guardar o décimo terceiro ou vão gastá-lo para pagar dívidas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: 33 por cento dos consumidores brasileiros vão usar o dinheiro da segunda parcela do décimo terceiro salário para quitar dívidas. 27 por cento, devem guardar o dinheiro, por precaução. Os números são de uma pesquisa da associação comercial de São Paulo, a ACSP. 
 
Segundo a Associação Comercial, este ano cerca de 60 por cento dos consumidores devem ser cautelosos, ou seja, vão guardar o décimo terceiro ou vão gastá-lo para pagar dívidas. Esse número é o maior desde 2009, quando a pesquisa começou a ser feita. Em 2014, essa parcela atingiu 50%.
 
Entre os trabalhadores que decidiram gastar, o levantamento mostra que 14 por cento dos entrevistados vão utilizar o salário para comprar presentes no fim de ano e 6 por cento devem viajar, em 2014 essa parcela era de 9 por cento. Apenas 2 por cento dos entrevistados disseram que vão comprar roupas e 1 por cento dos consumidores responderam que vão usar o dinheiro para reformar a casa. 14 por cento dos entrevistados disseram não saber o que vão fazer com o dinheiro.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.