DUQUE DE CAXIAS (RJ): Armazenamento de água no município favorece proliferação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Duque de Caxias foi um dos municípios do estado do Rio de Janeiro que mais sofreu com a Dengue, Chikungunya e Zika. Segundo dados da Secretaria de Saúde do município, até o mês de novembro, foram registrados 3.558 casos de Zika, 1.558 de Dengue e 256 de Chikungunya. Para a diretora do departamento de Vigilância e Saúde do município, Sandra Vitória, o armazenamento improvisado de água pelos cidadãos pode facilitar a multiplicação dos mosquitos e a proliferação das doenças.

TEC/SONORA: Sandra Vitória, Diretora do Eepartamento de Vigilância e Saúde de Duque de Caxias

“Em época de calor, quando a água entra na caixa d’água, eles colocam em botijões, barris, para que nos dias em que a água não entra na caixa d’água, eles tenham essa água armazenada. Então eles armazenam água em vários outros recipientes. Então nesse armazenamento indevido, sem tampa, é que o mosquito vai e coloca seus ovos.”


LOC: A dona de casa Kátia de Jesus, de 52 anos, mora no Gramacho, um dos bairros mais afetados da cidade, e sabe bem dos riscos desse armazenamento improvisado. Há dois meses ela contraiu Chikungunya, e conta que as dores foram muito intensas.

TEC/SONORA: Kátia de Jesus, Dona de casa
 
“Olha, eu senti febre, muita dor no corpo, os ossos todinhos doendo, dos pés à cabeça, eu não conseguia nem andar, fiquei três semanas na cama. Aí o caminhão pipa que dá água pra gente. Eu não tenho condição de comprar água, aí o moço arranja dois latões pra mim. Eu boto uma tampa de madeira. O que eu peço é que o povo não deixe água parada na vasilha, tomar o máximo cuidado, tampar as caixas, botar remédio nas águas paradas.”


LOC: A diretora Sandra Vitória endossa o pedido de Kátia e afirma que cobrir os locais de armazenamento de água evita a proliferação do mosquito.

TEC/SONORA
: Sandra Vitória, Diretora do Departamento de Vigilância e Saúde de Duque de Caxias

“Eu aconselharia que eles cobrissem sempre esses locais, que deixassem coberto. Se você tem um recipiente coberto, a larva não iria se proliferar.”

LOC: Quer contribuir para evitar a reprodução do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, mas ainda tem dúvidas? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.