DUQUE DE CAXIAS: Com a chegada das chuvas, armazenamento de água deve ser consciente, em Duque de Caxias

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya se reproduz com facilidade em água parada. Por isso, ao longo dos últimos anos, várias campanhas de conscientização, promovidas por órgãos públicos e privados, chamaram a atenção da população a respeito da importância de se tomar conta de vasos de plantas, pneus usados e garrafas e vasilhames jogados no quintal ou em terrenos baldios.
 
Agora, com a chegada do Verão e o aumento das chuvas e da temperatura, fazer essa checagem dentro de casa é ainda mais importante. Às vezes as pessoas precisam armazenar água, mas faze risso sem tampar o reservatório é perigoso. Em Duque deCaxias, por exemplo, a prefeitura distribui tampas para caixas d’água e também para galões dediversos tamanhos. A informação é da diretora do departamento de vigilância em Saúde, Sandra Victoria Martins

TEC/SONORA: 
Sandra Victoria Martins, diretora do departamento de vigilância em Saúde
“Nós aqui temos um problema, porque as pessoas que tem água encanada da concessionária, essa água não chega para o consumidor todos os dias. Ela chega duas vezes por semana, três vezes. Então, as pessoas para poder ter água todos os dias, elas tem o hábito de terem aqueles galões, tambores com água potável. E, nesses tambores onde eles colocam água potável é onde nós temos o maior número de focos. Então, nós damos além da capa da caixa d’água demil litros, a gente dá também uma menor dequinhentos litros e uma ‘menorzinha’ para colocar nesses tambores de água.”

LOC: 
Quem já teve alguma das doenças transmitidas pelo mosquito, sabe da importância de se ter um tempinho na semana para verificar possíveis focos do mosquito dentro de casa. Moradora de Duque deCaxias, a medica Maria Cristina Gil, de 51 anos, teve Zika no início deste ano. Ela que sofreu com a doença, pede a união de todos no combate ao mosquito.

TEC/SONORA: 
Maria Cristina Gil, 51 anos, médica.
“A doença, a Zika, ela incomoda muito, deixa a gente impossibilitado de trabalhar. E, todos nós temos que nos unir para combater ela (Zika), porque não adianta apenas uma pessoa fazer isso. Todos nós temos que ficar vigiando. Ver se tem alguma coisa perto da nossa casa, olhar se tem pneu velho, alguma garrafa que esteja virada para cima, quem tiver caixa d’agua, tampar a caixa d’gua, né.

LOC
: De acordo com números da Secretária deSaúde de Duque de Caxias, até o dia18 de novembro, data do último levantamento, a cidade registrou mil quinhentos e dezesseis casos de Dengue, 248 deChikungunya e três mil quinhentos e cinquenta e oito casos de Zika. Com a sua ajuda, esses números podem diminuir. Para saber mais sobre como combater esse mosquito, acesse o site: saúde.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.