DRACENA (SP): Município tem somente 300 doses para imunizar jovens contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos de Dracena devem procurar o posto central da cidade para tomar a vacina contra o vírus HPV. A unidade de saúde da cidade possui apenas 300 doses para vacinar as meninas contra o papiloma vírus. Na rede privada, a vacina contra o papiloma vírus custa aproximadamente dois mil reais, enquanto que, no Sistema Único de Saúde a imunização é gratuita. A secretária de Saúde do município, Geni Lobo, faz o alerta para as jovens se vacinarem contra o vírus HPV.
 
SONORA: Secretária de Saúde do município de Dracena, Geni Lobo.
 
“A vacina ela previne contra uma doença muito problemática, que é o HPV. E hoje, tendo essa oportunidade de prevenir antes de que aconteça o pior, é muito melhor.Então eu acredito que as meninas tem que ter noção, tem que ter discernimento que é importante para a vida delas adulta”.
 
REPÓRTER: Para as meninas ficarem protegidas do vírus HPV, elas devem tomar as três doses da vacina. A segunda dose é aplicada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a segunda. Para se imunizar, basta procurar a unidade de saúde com carteira de vacinação ou documento de identidade. Ouça o alerta do secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele conta que a cada dia 14 mulheres morrem em decorrência do câncer do colo de útero.
 
SONORA: Epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O câncer do colo de útero ainda mata a cada dia 14 mulheres em nosso país. São as mães e as avós das meninas que hoje tem a oportunidade de tomar a vacina. Por isso que nenhuma família pode negar esse direito a menina, por isso que a menina se conscientize, se informe e exija que o seu direito seja garantido. Que ela vai poder ser a primeira geração de brasileiras onde a morte por câncer do colo de útero vai estar eliminada".
 
REPÓRTER: As meninas de 11 a 13 anos do município de Dracena devem procurar a unidade de saúde para tirar todas as dúvidas e tomar a vacina contra o papiloma vírus. O município possui somente 300 doses para imunizar e prevenir as jovens contra o câncer do colo de útero. A vacinação é feita no Posto Central da cidade que fica na Rua Espírito Santo 135, no bairro Centro, próximo ao Takahashi Pneus. O atendimento é de segunda a sexta-feira de sete da manhã às cinco da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.