DRACENA (SP): Boatos afastam meninas entre 11 e 13 anos da vacinação contra HPV. Vacina é segura, garante Ministério da Saúde

Apenas 44 meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município. Imunização é realizada no posto de saúde, no Centro de Dracena

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


REPÓRTER: Boatos nas redes sociais sobre reações adversas da vacina contra o vírus HPV assustaram as mães do município de Dracena. Por conta disso, a meta da vacinação contra o papiloma vírus está baixa na cidade. Segundo o ministério da Saúde, somente cinco por cento das adolescentes de 11 a 13 anos foram imunizadas. O número representa apenas 44 meninas protegidas contra o vírus causador do câncer de colo do útero. A estudante Maria Luiza, de 12 anos, manda o recado para as jovens que a vacina é importante para a saúde delas.
 
SONORA: Maria Luiza, Estudante
 
“É importante tomar a vacina porque ela previne o nosso futuro e a nossa saúde. 
 
REPÓRTER: Para se prevenir contra o vírus HPV, as meninas de 11 a 13 anos devem tomar as três doses da vacina. A imunização feita na primeira etapa não garante a proteção contra o papiloma vírus. As jovens que quiserem se vacinar, devem procurar a unidade de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade para tomar a segunda dose. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, destaca que, a vacina é extremamente segura. 
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: A secretária de Saúde, do município de Dracena, Geni Lobo, alerta as jovens para não perderem a oportunidade de se vacinar contra o vírus HPV, para não pegarem a doença.
 
SONORA: Secretária de Saúde do município de Dracena, Geni Lobo.
 
"A vacina ela previne contra uma doença muito problemática, que é o HPV. E hoje, tendo essa oportunidade de prevenir antes de que aconteça o pior, é muito melhor.Então eu acredito que as meninas têm que ter noção, tem que ter discernimento que é importante para a vida delas adulta”.
 
REPÓRTER: No município de Dracena, a vacina contra o vírus HPV está disponível somente no posto de saúde no centro da cidade. As meninas devem procurar a unidade para tomar à segunda dose de segunda a sexta-feira, de sete da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borgeshttps://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.