Data de publicação: 06 de Fevereiro de 2015, 03:00h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:30h
REPÓRTER: Os municípios piauienses Dom Expedito Lopes e Picos precisam vacinar no mínimo 75 por cento das adolescentes de 11 a 13 anos com a segunda dose da vacina contra o HPV. Em Dom Expedito Lopes, apenas nove por cento das meninas tomaram a segunda dose. Já em Picos, somente 13 por cento estão protegidas contra o vírus. A meta do ministério da Saúde é que pelo menos 75 por cento das garotas das duas cidades sejam imunizadas. O HPV é o principal causador do câncer de colo do útero, que mata cerca de 14 mulheres por dia no Brasil. A vacina é comprovadamente a melhor forma de prevenção contra a doença. A coordenadora de imunização de Picos, Maria da Conceição Portela, faz um apelo às famílias para que levem as meninas para se protegerem o quanto antes.
SONORA: Coordenadora da imunização, Maria da Conceição Portela.
“Então eu faço um apelo que os pais que tenham filhas de 11 a 13 anos, poderão estar procurando a estratégia de saúde da família, pedir informações aos enfermeiros que eles podem estar agendando um dia para estar levando essa vacina in loco para aqueles que não poderem se descolar até a zona urbana. Enfim, que levem seus filhos porque a vacina hoje é realidade, ela está disponível e nós temos que controlar, mas, enfim, dar um basta no HPV. Controlar essa doença que tanto tem matado pessoas jovens”.
REPÓRTER: A imunização contra o HPV é feita em três etapas e só é eficaz para as adolescentes que passarem pelas três etapas da vacinação. O HPV é um vírus sexualmente transmissível, que pode infectar pelo simples contato sexual. Não é necessário que aconteça a relação sexual para contrair a doença. As jovens que tomarem as três doses da vacina vão ficar protegidas mesmo antes de iniciarem a vida sexual. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica como o HPV é transmitido.
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
“O HPV pode ser transmitido na relação sexual, mesmo em carícias íntimas, sem precisar da relação sexual completa, digamos assim, ele pode ser transmitido. Por isso que ele é assim, tão disseminado no mundo inteiro.”
REPÓRTER: Na rede particular de saúde, as vacinas contra o HPV custam em torno de dois mil reais. Em Dom Expedito Lopes e Picos, as vacinas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, em todas as unidades de saúde locais. As famílias que têm meninas entre 11 e 13 anos de idade, não podem deixar de proteger as jovens.
Reportagem, Lívia Bruno