DISTRITO FEDERAL: 21 mil meninas devem receber segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG).
 
LOC: As Unidades Básicas de Saúde do SUS e escolas do Distrito Federal já estão aplicando a segunda dose da vacina contra o vírus Papiloma Vírus Humano, o HPV, um dos principais causadores do câncer de colo do útero entre as mulheres adultas. Em todo o DF, a meta do Ministério da Saúde e da secretaria de saúde é vacinar, ainda este ano, cerca de 21 mil meninas de 9 anos de idade. Até agosto, apenas 7.500 jovens dessa idade tomaram a primeira dose da vacina, segundo a secretaria. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Cristina Segatto, explicou que quando a vacina é aplicada nas escolas, existem mais chances que as meninas tomem a vacina. Gama e Planaltina, por exemplo, foram duas cidades que decidiram formar parcerias com as escolas e tiveram um bom resultado na vacinação da primeira etapa.
 
TEC: Cristina Segatto, Diretora de Vigilância Epidemiológica do DF.
 
“O que a gente observa é que nós tivemos uma baixa importância na cobertura vacinal. E aí nós temos aqui no Distrito Federal, 15 regionais. E nós deixamos livre, para cada regional se organizar da melhor forma para realizar a vacinação contra o HPV. E nós observamos que duas regionais que realizaram a vacinação nas escolas, conseguiram vacinar mais de 70% das meninas na primeira dose, e aquelas regionais que só mantiveram a vacinação nos centros de saúde, não conseguiram vacinar 50% das meninas. Na primeira etapa e agora na segunda etapa, apenas a regional de Taguatinga que está fazendo a vacinação nas escolas, e a regional do Gama.”
 
TEC: Trilha Sobe e Desce (BG).
 
LOC: No Distrito Federal, a estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer, Inca, é que surjam 260 novos casos de câncer de colo do útero em 2015. A cada 100 mil mulheres, o risco é que 18 desenvolvam a doença. A enfermeira Solange Regina trabalha em um centro de saúde no Cruzeiro e contou como funciona vacina.
 
TEC: Solange Regina, enfermeira
 
“A gente sabe que são mais de 100 tipos de vírus que podem causar o câncer de colo do útero. Mas a vacina que o Ministério da Saúde disponibiliza, atualmente, é a quadrivalente. Pegaram quatro tipos de vírus, os tipos 16 e o 18 que são responsáveis por aproximadamente 70% dos casos de câncer do colo de útero e o 6 e o 11 que são responsáveis por 90% dos casos.”
 
 
TEC: Trilha Sobe e Desce (BG).
 
LOC:  Monica Duarte é dona de casa e mora em Taguatinga. Ela contou que sua filha, Ana Julia, de 11 anos, tomou vacina na escola.
 
TEC: Monica Duarte, dona de casa, mãe da Ana Julia.

Ela vacinou no próprio colégio, né? E eu achei muito importante por causa da prevenção do câncer do colo do útero, então eu achei essencial. Se isso fosse alguns anos atrás também, quando eu estudava, com certeza eu também iria fazer essa prevenção.”
 
LOC: A meta do Distrito Federal é vacinar todas as meninas de 9 anos de idade. Mas é importante lembrar que o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra o HPV para todas as meninas com idades entre 9 e 13 anos. A orientação para todas essas jovens que ainda não tomaram a vacina é que procurem um centro de saúde para começar o ciclo de proteção contra o vírus. Em todo o País, a vacina foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, em todo o país, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.


TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.