CURSO: Juízes do Pará debatem atendimento ao cidadão

A relação entre o juiz e a sociedadefoi o tema de encerramentodo módulo nacional do Curso de Formação Inicial para Magistrados, em Belém. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A relação entre o juiz e a sociedadefoi o tema de encerramentodo módulo nacional do Curso de Formação Inicial para Magistrados, em Belém. O juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Henrique Torres, comenta a atuação dos magistrados para atender os anseios da população.

SONORA: Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Henrique Torres.
 
“O juiz tem que estar pronto para garantir direitos, ele tem que estar pronto para agir sem discriminação, com respeito à dignidade humana e com respeito profundo aos direitos das pessoas. Então, o juiz tem que estar preparado para essa realidade social, para conhecer as pessoas, para conhecer a região em que ele está inserido, para conhecer os costumes, os comportamentos sociais, que mundo que ele está vivendo. Ele precisa entender a experiência dos pobres, ele precisa entender a experiência dos negros, ele precisa entender a experiência dos índios, ele precisa entender a experiência dos ribeirinhos, ele precisa entender o mundo que essa gente viva. E, sobretudo, ele precisa ser um juiz humano, um juiz que olhe no olho das pessoas, um juiz do qual as pessoas não tenham medo, mas que o respeitem exatamente por sua humanidade”.
 
REPÓRTER: O juiz do Tribunal de Justiça do Pará, Roberto Rodrigues, participou do Curso de Formação e destaca que os magistrados devem conhecer a realidade das comunidades para desenvolver as atividades do Judiciário.
 
SONORA: Juiz do Tribunal de Justiça do Pará, Roberto Rodrigues.
 
“Quanto mais próximo da sociedade local, dos jurisdicionados, mais reflete nas sentenças, nos provimentos jurisdicionais, em favor da comunidade, porque cada comunidade, cada interior, tem algumas peculiaridades. Quanto aos anseios, quantos aos interesses, quanto às necessidades locais, quanto mais próximo, mais você consegue corroborar para atingir os objetivos, o que você pode fazer no Judiciário em favor daquela localidade”.
 
REPÓRTER: O Curso de Formação Inicial para Magistrados foi destinado aos novos juízes do Pará. A capacitação ocorreu na Escola Superior da Magistratura.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.