CURRAIS NOVOS (RN): Poder público utiliza a sensibilização para combater mosquito no município

Um levantamento feito Ministério da Saúde medindo o nível de infestação do mosquito, apontou que Currais Novos está, atualmente, em situação de risco.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Um levantamento feito Ministério da Saúde, medindo o nível de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, apontou que, Currais Novos, está atualmente em situação de risco. Promorar, Santa Maria Gorete e Paizinho Maria são os bairros mais afetados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a porta-voz da Secretaria de Saúde municipal, Ana Paula Dantas, o governo do estado aposta na sensibilização das pessoas para que elas façam o que já sabem que é preciso fazer.

 
SONORA: Ana Paula Dantas, porta-voz da secretaria de saúde.
 
“E ficou decidido assim, porque na avaliação nós observamos que é como se toda a população já soubesse o que deve fazer, porque há vários anos a gente vem batendo na mesma tecla. Porém a gente trabalhar de uma forma diferente, mais na sensibilização, mostrando até esses índices mesmo. A gente fez uma entrevista na TV da cidade, mostrando os dados, a importância e o que isso acarretaria de a população realmente continuasse.
 
LOC: Em Currais Novos, mais de três mil casos foram notificados de Dengue, Zika e Chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, os depósitos de água, como tonéis, tambores e caixas d’água, tornaram-se os principais tipos de criadouro na região Nordeste. A supervisora do Núcleo de Controle de Vetores, da Secretaria Estadual de Saúde, em Fortaleza, Roberta de Paula, lembra às pessoas que, as doenças que o mosquito transmite são graves, mas combater o inseto não é uma tarefa difícil.
 
SONORA: SONORA: Roberta de Paula, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores.
 
“Um mosquito desse pode levar uma pessoa a óbito, uma doença dessa pode causar microcefalia em que a criança vai ficar com problemas para sempre. Então, é uma coisa simples, mas que precisa do apoio de todo mundo. Então a gente tem contar com a população, somente o poder público não vai conseguir resolver esse problema. A gente precisa da população para atuar contra o mosquito. E não é muito difícil. É apenas um dia na semana respeitando o ciclo de vida do mosquito que a gente vai conseguir resolver esse problema. ”
 
LOC: Não deixe de fazer parte desta luta contra o mosquito. Muitas vidas podem ser preservadas com cuidados básicos feitos semanalmente. O remédio mais eficiente, disponível e ágil é combater o transmissor. Sem mosquito, não há ameaça. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.