CURITIBA (PR): Vacina contra HPV é oferecida gratuitamente em 109 postos de saúde da capital paranaense

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os agentes de saúde de Curitiba estão preparados para imunizar as jovens de 11 a 13 anos contra o vírus HPV. A vacina é gratuita e pode ser encontrada em uma das 109 unidades de saúde da capital paranaense. A imunização vai prevenir as jovens contra o papiloma vírus, que pode ser contraído através do contato com a pele ou o uso do mesmo sabonete que uma pessoa infectada.  A diretora do centro de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde de Curitiba, Juliane Oliveira, garante que a vacina é segura e que não há motivo para medo.
 
SONORA: Juliane Oliveira, Diretoria do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
 
“Ela é aplicada numa faixa etária das meninas adolescentes que tem uma sensibilidade maior a dor e que acabam, nessa situação de estresse gerada pela dor, pela situação da aplicação da vacina, tendo algumas reações. Algumas inclusive são esperadas para aquele momento, mas existe segurança. Então não existe motivo para a população ter medo da vacinação”.
 
REPÓRTER: Para garantir que a proteção completa do vírus HPV, as meninas precisam tomar as três doses da vacina. A segunda seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a segunda. A imunização vai proteger as jovens do câncer do colo de útero. Somente neste ano, no estado do Paraná, cerca de mil mulheres devem descobrir que tem esse tipo de cancerígeno, que é o terceiro que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer.  O coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro faz um convite para as jovens de 11 a 13 anos tomarem a vacina contra o HPV.
 
SONORA: coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro,
 
“É uma vacina que dá uma eficácia muito boa. Eficiência imuno-biológica excelente e a gente está convocando todas as meninas de 11, 12 e 13 anos para que possa estar tomando a vacinação com três doses. Sendo a primeira dose a partir de hoje. A segunda dose agenda para seis meses e a terceira dose, cinco anos após a segunda dose ”.
 
REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos da capital paranaense devem procurar uma das 109 unidades de saúde da cidade para tomar a vacina e se prevenir do vírus HPV. A imunização é eficaz, segura e gratuita, segundo o ministério da Saúde. Para tomar a vacina, basta apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade. A principal unidade de saúde de Curitiba é Ouvidor Pardinho, que fica na Rua 24 de Maio, Praça Ouvidor Pardinho, bairro Centro.  As unidades de saúde da cidade funcionam de segunda a sexta, das sete da manhã às sete da noite. Onze unidades atendem até às dez horas da noite. Para mais informações sobre o horário de funcionamento dos locais basta ligar para a ouvidoria da secretaria de saúde, no 156.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.