CURITIBA (PR): Cidadãos podem ser voluntários no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti é um desafio de todos nós. Se você, morador de Curitiba, quer ser um aliado nessa guerra, cadastre-se no site da prefeitura para atuar como voluntário no combate ao mosquito, que é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Cada voluntário será responsável por acompanhar os imóveis de uma quadra da cidade. O objetivo é fazer uma visita por semana até o começo do mês de junho e orientar moradores e comerciantes sobre a forma correta de exterminar focos e evitar a proliferação do mosquito.

De acordo com a prefeitura, Curitiba tem 75 bairros e quase 15 mil quadras. O cadastro é simples e pode ser feito em menos de dez minutos pelo endereço: www.curitiba.pr.gov.br.

Os voluntários vão receber treinamento da própria prefeitura. Ao final da campanha, também ganharão um certificado de participação.

No mesmo site, você também pode tirar dúvidas sobre o Aedes e as doenças relacionadas a ele. São informações sobre cuidados ao viajar, repelentes, como identificar o mosquito e o que observar na faxina em casa para eliminar criadouros. As grávidas também encontram informações sobre o mosquito, lembrando que o vírus Zika está associado ao aumento, no País, de casos de microcefalia em recém-nascidos.

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.