CURITIBA (PR): Capital paranaense vacinou somente 21 por cento das jovens contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Curitiba, capital do Paraná, ainda não bateu a meta de vacinação contra o vírus HPV. Na segunda etapa, 21 por cento das adolescentes curitibanas de 11 a 13 anos tomaram a vacina. O número representa cerca de oito mil jovens imunizadas contra o vírus causador do câncer do colo de útero. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, garante que a vacina é extremamente segura.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
“A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura”.
 
REPÓRTER: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir no Paraná cerca de mil novos casos de câncer do colo do útero neste ano. O coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro, garante a eficácia da imunização e faz um convite as jovens de 11 a 13 anos para tomarem a vacina contra o HPV.
 
SONORA: coordenador de imunização do estado do Paraná, João Luís Crivellaro,
 
“É uma vacina que dá uma eficácia muito boa. Eficiência imuno-biológica excelente e a gente está convocando todas as meninas de 11, 12 e 13 anos para que possa estar tomando a vacinação com três doses. Sendo a primeira dose a partir de hoje. A segunda dose agenda para seis meses e a terceira dose, cinco anos após a segunda dose ”.
 
REPÓRTER: Os pais e responsáveis devem levar as adolescentes de 11 a 13 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus. A imunização é segura, gratuita e pode ser encontrada em um dos dois postos de saúde ou em uma das 109 unidades de saúde da capital paranaense. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.