CUIABÁ (MT): Reservatórios de água mal cuidados agravam combate a mosquito da Dengue na cidade

Salvar imagem

LOC: Cuiabá é uma cidade que infelizmente reúne as condições ideais para a reprodução do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Com altas temperaturas e chuvas constantes, a capital do estado começa o ano com um desafio: evitar uma possível epidemia dessas doenças. A gravidade da situação fica clara em um levantamento do Ministério da Saúde, que aponta a cidade como de alto risco para a infestação do mosquito que transmite as três doenças. A coordenadora do controle de Zoonoses da cidade, Alessandra Carvalho, chama a atenção para um agravante. O hábito de armazenar água é comum e necessário na cidade, segundo a coordenadora, mas fazer isso de maneira inadequada pode se tornar uma verdadeira ameaça à saúde pública. Alessandra Carvalho orienta os moradores da cidade que precisam armazenar água.

TEC./SONORA: Alessandra Carvalho - coordenadora do controle de Zoonoses

“Nós justificamos essa orientação para o morador, para que ele promova a limpeza desses reservatórios, promova uma proteção adequada a esses reservatórios para evitar a transmissão. E aí, o que ocorre no período chuvoso, é que o lixo, acomodado no fundo de quintal, ele passa a ser um potencial criadouro.”

LOC: Para evitar uma possível epidemia, orientando e informando a população, Cuiabá conta com aproximadamente 850 agentes de saúde e de combate a endemias. Esses agentes passam nas residências vistoriando, eliminando e tratando possíveis focos do mosquito transmissor. Em 2016, segundo a secretaria municipal de Saúde Cuiabá, foram registrados mais de mil e 800 casos suspeitos de Dengue, mais de 300 de Zika e 48 de Chikungunya. Entre os bairros que se encontram em situação mais delicada, com grande quantidade de mosquitos e alto índice de notificações, estão CPA 3 e Pedra 90. Para mais informações sobre os cuidados e os sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.