CORRENTE (PI): Agentes de saúde aguardam meninas nos postos para tomarem vacina contra HPV

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível para meninas entre 11 e 13 anos, em 12 unidades de saúde, de Corrente, e no posto da Avenida Desembargador Amaral, no Centro da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção jovens de 11 a 13 anos, do município de Corrente. As unidades de saúde têm doses suficientes para imunizar todas as jovens contra o vírus HPV. Os agentes de saúde estão preparados para tirar todas as dúvidas sobre a vacina e imunizar as jovens contra o vírus causador do câncer do colo de útero. Quem convida as adolescentes para tomar a vacina e erradicar o vírus HPV é a coordenadora de Saúde da Família, Bianca Calazans.
 
SONORA: coordenadora de Saúde da Família, Bianca Calazans
 
“A importância é extremamente significativa, justamente por causa do combate ao vírus que causa um dos cânceres que mais mata as mulheres, que é o câncer do colo uterino. E, o HPV vem exatamente, para fazer a prevenção disso. E, aquelas que tomaram a primeira dose nas escolas, que elas procurem as nossas unidades da saúde, os postos de atendimento, inclusive também o posto do hospital para que nós possamos acabar definitivamente, erradicar o vírus que tanto mata mulheres e que, tanto causa lesões graves durante toda a nossa vida”.
 
REPÓRTER: As jovens que ainda não tomaram a primeira dose devem procurar a unidade de saúde mais próxima para começar a primeira das três doses, que garante a proteção contra o vírus HPV. O ministério da Saúde garante que, a vacina é segura e gratuita nos 13 pontos de vacinação de Corrente. Ouça o que diz o Epidemiologista, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele reforça a importância para as jovens em tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV.
 
SONORA: Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Meninas que tomaram a primeira dose em 2014, precisam tomar agora a segunda dose, para completar a sua proteção. A primeira dose da alguma proteção, mas, a segurança, a proteção completa só tem quando a menina toma a segunda dose. Por isso, que é muito importante que a mãe, pai ou a própria menina que se vacinou com a primeira dose, não esquecer de tomar a segunda dose”.
 
REPÓRTER: A vacinação contra o vírus HPV é oferecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde. As jovens de Corrente, devem procurar uma das 13 unidades de saúde para se imunizar. A vacina na rede privada custa aproximadamente dois mil Reais, enquanto que, no Sistema Único de Saúde, a vacina é gratuita. O posto de saúde principal tem doses suficientes para vacinar todas as meninas. Ele fica na Avenida Desembargador Amaral, sem número, no Centro, próximo ao Supermercado Rocha. O atendimento as adolescentes é de segunda a sexta-feira, de sete da manhã ao meia dia e, de duas às cinco da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.