Data de publicação: 05 de Março de 2016, 16:10h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Conceição do Coité está intensificando as estratégias de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. Para conscientizar os estudantes da cidade sobre os problemas que o inseto pode causar, Saúde e Educação fizeram uma parceria. A ideia é que o tema seja inserido no conteúdo de todas as escolas da cidade. As aulas começaram, na última segunda-feira, e alguns colégios já trabalham no combate ao mosquito. É o caso da Escola O Pequeno Príncipe, que fica no centro da cidade. Após o horário de recreio, os pequenos procuram recipientes que tenham água parada, como copos e vasos. Para a professora Auristela Araújo, a dinâmica é importante para que os alunos incorporem esse tipo de rotina dentro de casa.
SONORA: Auristela Araújo, professora
“Então eles estão trabalhando com essa parte de conscientização, para eles se conscientizarem aqui na escola e levarem, também, para os pais, vizinhos e coleguinhas.”
REPÓRTER: A iniciativa da Escola O Pequeno Príncipe não é a única. De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Denieire Santiago, as escolas vão atuar juntas em uma gincana contra o Aedes. Cada colégio vai selecionar grupos de alunos responsáveis por realizar atividades semanais e cuidar de três casas da vizinhança, em busca de focos do mosquito. Os resultados vão ser apresentados para a avaliação de agentes de combate ao mosquito. No final do ano, a escola que for mais bem avaliada vai ganhar prêmio, ainda não definido. Denieire conta que, para iniciar as atividades, profissionais estão realizando palestras sobre o Aedes nas escolas.
SONORA: Denieire Santiago, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Coité
“As aulas começaram essa semana, então para iniciar, as escolas nas aulas inaugurais, estão solicitando a equipe de educação de endemias. Então nós vamos a esses locais, apresentamos o projeto e falamos dos riscos que estão acontecendo dentro da nossa cidade.”
REPÓRTER: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 358 casos de dengue já foram notificados em Conceição do Coité. A forma mais segura se proteger contra todas as doenças transmitidas pelo Aedes é não deixar o mosquito nascer, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que cada família reserve 15 minutos, por semana, para combater o mosquito. Saiba mais na Internet. O endereço é:
Reportagem, Bruna Goularte
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev