COMPLEXO B: Vitamina não espanta mosquito e não serve como repelente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Sociedade Brasileira de Infectologia faz um alerta: tomar complexo B não repele o mosquito aedes aegipty, transmissor da dengue, chicungunya e vírus zika.

Segundo a entidade, a informação, bastante divulgada nas redes sociais, é falsa, pois não possui qualquer comprovação científica.

De acordo coma infectologista Helena Brígido, membro da sociedade, o complexo B faz muito bem a saúde, mas não serve para combater o aedes aegypti.

SONORA: Helena Brígido – infectologista

"O complexo B em si ele não faz nenhum mal pras pessoas, ele faz um bem , ele é uma vitamina, ele faz parte da alimentação, ele nutre a parte dos nervos. Quando eu falo nervos, eu não falo de nenhuma alteração psicológica, é nervo orgânico mesmo, a parte nervosa, as neurites...a gente inclusive usa para alguma doenças neurológicas, mas não há a comprovação de que ele afasta mosquito, de que ele é repelente. O uso do complexo B faz com que a pessoa pense que está sendo protegida do mosquito e acaba não usando um repelente correto."

REPÓRTER: A infectologista Helena Brígido recomenda que para espantar o mosquito aedes aegipty a pessoa deve usar os repelentes comprados em farmácias que contenham componentes como D.E.E.T, aicaridina e IR 35.

Segundo ela, não devemos usar repelente spray no rosto e o produto, spray ou não, não deve ser utilizado em crianças com menos de dois anos, pois também no caso delas não há comprovação de que sejam eficazes para espantar o mosquito.

Reportagem, André Giusti

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.