CLICK SAUDÁVEL: Ministério da Saúde e Anvisa lançam novo site para orientar população sobre compras seguras na rede

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os internautas brasileiros vão contar com mais uma ferramenta na hora de comprar produtos como cosméticos, suplementos alimentares e fitoterápicos na internet. É que o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, em parceria com o Mercado Livre lançaram, nesta sexta-feira, o site Click Saudável. Além de orientar a população na compra de produtos de saúde em sites de comércio eletrônico, o novo portal tem o objetivo de fortalecer o contato do cidadão com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e os órgãos de defesa do consumidor. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, além de beneficiar a população, o novo site vai ajudar o governo a fiscalizar este mercado.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Esse espaço de comércio tem que ser um espaço seguro, um espaço que dê orientações seguras, que possibilite que o consumidor estabeleça uma relação, busque e conheça sobre um determinado produto. Ele tem informações muito seguras dos seus riscos e, particularmente, que a gente consiga inibir qualquer tentativa de comercialização ou de propaganda ilegal.”
 
REPÓRTER: A educadora física, Andressa Silveira, já foi vítima de produtos que comprou pela internet sem as informações adequadas. Ela conta que com o susto passou a olhar detalhadamente os dados dos produtos, e que acha importante esta iniciativa do governo.
 
SONORA: educadora física – Andressa Silveira
 
“Eu, há uns três, quatro anos atrás, comprei um iluminador corporal. Estava em um preço na média. Usei e passei três semanas parecendo uma peneira: toda empoladinha. Depois que eu tive esse incidente com esse produto. Eu acho que você ter um ponto de referência, daquilo que pelo menos dê uma dica de onde que está vindo, do que você está adquirindo, já te ajuda muito.”
 
REPÓRTER: De acordo com o diretor-presidente interino da Anvisa, Jaime Oliveira, o site Click Saudável vai  alertar para que não aconteçam casos como o da educadora física, Andressa Silveira.
 
SONORA: diretor-presidente interino da Anvisa - Jaime Oliveira
 
“O consumidor, quando vai adquirir um produto na internet, ele tem que procurar se informar a respeito, tanto do site, quanto do produto, e o Click Saudável vai oferecer a oportunidade dele ter informações de um órgão oficial à respeito da regularidade de produtos e de eventuais riscos que ele possa correr. Então, ao acessar o Click Saudável, ao compartilhar o Click Saudável com outros consumidores e a fazer uso efetivo desta ferramenta, ele vai, certamente, estar contribuindo tanto para a própria saúde, quanto para criar na internet um ambiente mais seguro de consumo.”
 
REPÓRTER: Entre os assuntos que vão ser abordados no site estão alimentação, medicamentos, tabaco, produtos químicos, saúde e beleza. A página também vai realizar enquetes sobre o perfil de comportamento e consumo dos usuários da internet. Para saber mais informações e conhecer o novo site, acesse: www.clicksaudavel.gov.br
 

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.