CIRURGIAS: Ministério da Saúde libera recursos para estados que possuem fila única

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os estados brasileiros que possuem fila única para realizar cirurgias eletivas já podem contar com recursos para as intervenções. Isso porque o Ministério da Saúde liberou 250 milhões de reais para que os gestores possam organizar a realização de mais cirurgias, uma vez que esses procedimentos já são realizados na rotina de cada hospital. A iniciativa tem o objetivo de garantir que os gestores consigam fazer mutirões, diminuindo o tempo de espera dos pacientes que aguardam na fila, como explica o diretor de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Fernando Machado.

 

SONORA: diretor de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Fernando Machado.

“Através do incentivo financeiro, nós vamos aumentar a capacidade instalada desses prestadores, para cirurgias eletivas, para que eles possam se estimular e trazer seus profissionais para poder atender mais rápido os seus pacientes. Então a gente vai pegar a média com que os estados já faziam de atendimento e o que o estado produzir acima dessa média, ele vai ser remunerado por esse projeto que foi lançado pelo ministro”.

 

REPÓRTER: Os estados e municípios deverão, obrigatoriamente, estar com a fila única atualizada e cadastrada no Governo Federal, o que dará mais transparência e agilidade aos atendimentos. Com a medida, estão previstos procedimentos de média e alta complexidade como pequenas cirurgias, cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa; cirurgias do sistema nervoso central e periférico; cirurgias oftalmológicas e oncológicas; cirurgias do aparelho circulatório e digestivo e cirurgias do aparelho osteomuscular. Para saber mais acesse www.saude.gov.br

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.