CÍRIO DE NAZARÉ: Conheça a história de uma das maiores procissões católicas do País

Programa especial sobre o Círio de Nazaré 2015 Tudo sobre a procissão que ocorre no segundo domingo do mês de outubro.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Olá ouvinte da Web Radio Jus! Eu sou o Storni Jr e, a partir de hoje, e de todas as terças e quintas-feiras com reprises ao fim de semana, estaremos exibindo um programa especial sobre o Círio de Nazaré 2015 sobre a sua origem e história de fé do povo católico. Tudo sobre a procissão que ocorre no segundo domingo do mês de outubro.

REPÓRTER: Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo onde reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. Conta a historia que foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua cabana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a imagem. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.
 
Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. O primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro. Em 2013, o religioso Reginaldo Manzotti participou pela primeira vez do Círio de Nazaré, na ocasião o religioso é ressaltou que o Círio é uma festa que encanta e edifica.  
 
SONORA: Padre Reginaldo Manzotti
 
“Eu estou encantado e ao mesmo tempo edificado, encantado porque não há palavras pra descrever, é preciso ver, ouvir para descrever. Segundo, edificado porque quem vem naturalmente se edifica, porque essa força, essa energia, esse fervor, essa fé, certamente passa pra todos nós. Parabéns ao povo de Belém, parabéns ao povo paraense. Felizes são vocês que podem todo ano experimentar essa expressão popular pública, notória de fé em Deus e em Nossa Senhora.”
          
REPÓRTER: Você fica agora com a canção Círio Outra Vez de autoria do Padre Fábio de Melo, nas vozes dos cantores paraenses Felipe Cordeiro, Junior Soares, Julio Cesar, Juliana Sinimbu, Lucinnha Bastos, Mahrco Monteiro e Liah Soares. Ainda com a participação do Coral Schola Cantorum.  E ficamos por aqui com este primeiro programa sobre o Círio de Nazaré ano 2015.
 
Produção e apresentação, Storni Jr. Edição de texto, Will Montenegro e edição de áudio Mário Melo.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.