CÍRIO 2015: Saiba mais sobre a trasladação

No programa de hoje vamos falar sobre a Trasladação.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Ola ouvintes da Web Radio Jus, eu sou o Storni Jr e começa agora o especial Círio de Nazaré ano 2015. 
 
Tempo de áudio –
 
REPORTER: A Trasladação é realizada na noite do sábado que antecede o Círio de Nazaré. Depois de uma missa que ocorre as cinco da tarde no Colégio Gentil Bittencourt, de lá os fiéis se dirigem em procissão à Igreja da Sé, fazendo o mesmo trajeto da procissão do domingo, mas no sentido inverso. Diferente do que ocorre no Círio, onde vários carros de promessas e pelotões acompanham a procissão, na Trasladação há apenas a berlinda em destaque. O fato de a procissão ocorrer à noite torna o momento ainda mais bonito, pois, além de a cidade toda se enfeitar e se iluminar para saudar a Virgem de Nazaré, é possível constatar que a Trasladação é uma verdadeira procissão à luz de velas levadas pelos devotos durante todo o percurso.
 
Um dos momentos mais emocionantes da procissão ocorre durante a homenagem dos estivadores e arrumadores, que soltam fogos de artifício em honra à Virgem de Nazaré, num verdadeiro espetáculo de cores e luzes. Antigamente, a Trasladação era chamada de Antecírio. Em 2005, a Trasladação foi uma das mais longas dos últimos anos, demorou cerca de seis horas com a Berlinda chegando à Sé por volta de meia noite. A diretora da Escola de Magistratura do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, desta que a festa do Cirio não é mais só dos católicos, e sim de todo o povo do estado do Pará.
 
SONORA: Des. Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
 
“A festa do círio ela não é mais daqueles que processam o catolicismo, mas é do estado, e do Pará. Eu quero desejar a todos nossos ouvintes um santo e abençoado círio. O círio é mensagem de amor, o círio é mensagem de família, que possamos sentar a mesa com nossa família e festejar Jesus Cristo, o qual é trazido a nós por nossa senhora em seus braços”.
 
 
REPÓRTER: Vamos ouvir agora a canção  Eu Sou de Lá na voz de Fafá de Belém. Estaremos de volta no próximo programa contando um pouco mais sobre tudo que envolve a festa do Cirio de Nazaré, não perca nossos  reprises e até o próximo programa.!
 
Este programa teve a produção e apresentação minha, Storni Jr.

Revisão de texto .Will Montenegro. Edição de áudio de Mário Melo. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.