CIDADANIA: Projeto do Judiciário paraense mantém atividades neste fim de semana

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O projeto “Verão com Justiça e Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), continuará em Salinas nos dias 30 e 31, o último final de semana das férias escolares. O projeto funciona a bordo de uma unidade móvel moderna e equipada para realizar audiências. O projeto “Verão com Justiça e Cidadania” já esteve em Mosqueiro e na ilha de Outeiro e visa inibir e prevenir infrações penais de menor potencial ofensivo, aquelas cuja pena não passa de dois anos. O juiz Leonardo Farias ressalta os diversos objetivos do projeto.
 
SONORA: Leonardo Farias, juiz.
“Esse projeto tem diversos objetivos. Ao mesmo tempo em que ele inibe a prática desses crimes de menor potencial ofensivo, que a simples presença de uma unidade móvel em um ponto estratégico desses balneários já tem essa função inibidora, ele também desafoga as varas dos juizados dessas localidades”.
 
REPÓRTER: Além da prestação jurisdicional, o projeto promove ação de cidadania em parceria com o Pro Paz, tanto para os residentes do município quanto para aqueles que estão passando férias no balneário, como destaca a coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
SONORA: Vânia Fortes Bitar, desembargadora e coordenadora dos Juizados Especiais
“Além da Justiça procurando prevenir e coibir esses tipos penais, nós estamos também fornecendo documentos com os nossos parceiros. Nós estamos emitindo carteira de identidade, tem a atuação da Fundação Pro Paz, através de movimentos educativos, principalmente para os jovens e crianças”.
 
REPÓRTER: O projeto “Verão com Justiça e Cidadania” tem como objetivo promover a cidadania e a paz social, aproximando ainda mais o Judiciário da população. O projeto está sob a responsabilidade da Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA).
 

 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.